2.11.06

A mezuza'















A mezuza' e' um rolo de pergaminho enrolado no sentido do comprimento e envolvido por um plástico ou papel e colocado dentro de um estojo.

Leis referentes à colocação da mezuzá

· O rolo de pergaminho é enrolado no sentido do comprimento e envolvido por um plástico ou papel e colocado dentro de um estojo e afixado ao batente da porta. É permitido talhar uma cavidade (com menos de 7,5 cm de profundidade) no batente para lá colocar a mezuzá.
· A mezuzá deve ser colocada em cada entrada da casa (mesmo que apenas uma entrada seja usada normalmente), escritório, loja, fábrica, etc.
· Pátios e propriedades fechadas por cercas ou muros também devem possuir mezuzá, que deve ser colocada na entrada, uma vez que está escrito que as mezuzot precisam ser afixadas "nos teus portões".
· Coloca-se uma mezuzá na entrada de cada cómodo no interior da casa, não somente na porta principal, mas em todas as portas que conduzem a aposentos com área mínima de 1.80 m2 (inclusive despensa e quarto de empregados).
· Não se coloca mezuzá nas portas das casas de banho.
· Ela é afixada no terço superior do batente direito, na parte mais externa do umbral e em posição oblíqua, com a parte superior apontada para o interior do aposento, para os ashkenazim, e em posição quase recta para os sefaradim.
· Quando a porta se abre para dentro do cómodo a mezuzá é afixada do lado direito de quem entra; quando a porta se abre para fora, ela é afixada do lado direito de quem sai.
· Não se deve afixar a mezuzá atrás da porta dentro de casa.
· Se mais de uma mezuzá for afixada ao mesmo tempo (em várias portas), uma só bênção é suficiente (na primeira a ser afixada).
· Onde não houver porta entre dois ambientes, o lado direito será considerado da entrada para o aposento mais importante.
· Numa casa própria a bênção da mezuzá é recitada na hora da colocação, enquanto que numa alugada, é recitada somente sobre a mezuzá afixada após trinta dias do início da locação. (excepto na Terra de Israel, onde devem ser afixadas imediatamente).
· A mezuzá só precisa ser colocada em casas ou cómodos construídos para uso permanente (uma sucá, por exemplo, não precisa de mezuzá, pois é uma moradia temporária).
· Toda abertura construída com dois batentes e uma verga precisa de mezuzá (se não possuir uma porta para fechá-la, coloca-se sem recitar a bênção).
· A mezuzá pode ser afixada por qualquer membro da família.
· Quando nos mudamos de uma casa e sabemos que um judeu se mudará para lá, devemos deixá-las.
· Desde tempos imemoriais a mezuzá vem marcando o lar judeu e identificando-o como uma residência judia. O judeu deve lembrar ao entrar e ao sair, da Presença Divina e de Sua Unicidade, bem como de seu dever de acatar todas as leis e todos os preceitos contidos na Torá.
· Maimônides (Rambam) explica que são ignorantes os que consideram a mezuzá um amuleto, algo que traz sorte para a casa. "Aqueles tolos não apenas deixam de cumprir a mitsvá, mas tratam uma grande mitsvá, que diz respeito à Unicidade de D'us e nos lembra a amá-lo e venerá-lo, como se fosse um amuleto destinado a beneficiá-los pessoalmente...".
· É costume colocar a mão direita sobre a mezuzá e beijá-la, ao entrar e sair de casa.
· As mezuzot devem ser examinadas ao menos duas vezes a cada sete anos, embora seja aconselhável que sejam revisadas uma vez por ano por um escriba devidamente qualificado. Mesmo se na hora de sua compra a mezuzá esteja casher, ela pode, com o tempo, tornar-se inválida.
· Em caso de dúvida um rabino deve ser consultado.