5.6.06

Querido Mundo

Eu entendo que você esteja aborrecido connosco, os israelitas. Realmente, parece que você está muito aborrecido, mesmo com raiva (muita raiva?). De facto, de tempos em tempos, você tem motivos para se aborrecer connosco.

Hoje, é a "brutal repressão aos palestinos"; ontem, foi no Líbano; antes, foi o ataque ao reactor nuclear em Bagdad e a guerra do Yom Kipur e a Campanha do Sinai.
Parece que quando os judeus triunfam e, portanto provam que continuam vivos, isto vos aborrece extraordinariamente. É claro que, querido mundo, muito antes de Israel existir, nós - o Povo Judeu - aborrecíamos a todos.
Nós aborrecemos o povo alemão, que elegeu Hitler, e aborrecemos o povo austríaco, que festejou a sua entrada em Viena. E aborrecemos todas as nações eslavas - Polônia, Eslováquia, Lituânia, Ucrânia, Rússia, Hungria, Romênia...E nós verificamos que , ao longo de toda a história, sempre aborrecemos o mundo. Nós aborrecemos os cossacos de Chmielnicki que massacraram dezenas de milhares de judeus em 1648-49; nós aborrecemos os cruzados que, no seu caminho para libertar a terra santa, de tão aborrecidos connosco, escravizaram um sem número de judeus. Nós aborrecemos durante séculos a igreja católica romana, que deu o melhor de si criando a Inquisição, para melhor se relacionar connosco. Nós aborrecemos o arqui-inimigo da Igreja, Martinho Lutero, que pregava queimar as sinagogas com os judeus la dentro, mostrando um admirável espírito cristão ecumênico.
E porque nós éramos aborrecidos, aumentando ainda mais os seus outros aborrecimentos, querido mundo, nós decidimos deixá-lo - de um modo figurado - e estabelecemos um estado judeu. A razão foi evitar continuar a viver em contacto convosco, como residentes-estrangeiros nos vários países que o constituem, para não mais irritá-lo ou aborrecê-lo. Talvez nesta nova situação, nós possamos amá-lo e você nos amar. E então nós voltamos para a mesma Casa da qual fomos expulsos há 1.900 anos por um mundo romano, que aparentemente também estava aborrecido connosco. No entanto, querido mundo, parece que você não está satisfeito com esta decisão. Apesar de você não precisar mais fazer pogroms, inquisições, cruzadas e holocaustos, podendo viver sozinho, pois nós passamos a viver no nosso pequeno estado, parece que você continua a se aborrecer connosco.Você se aborrece com a repressão aos pobres palestinos. Você tem muita raiva porque nós não devolvemos as terras conquistadas em 1967, achando ser isto um claro obstáculo para a paz no Oriente Médio. Moscovo está aborrecida e Washington está aborrecido. Os árabes "radicais" estão aborrecidos e o "gentil" Egipto e os "gentis" estados árabes "moderados" estão aborrecidos.
Bem, querido mundo, um judeu normal de Israel pensa diferente. Em 1920, 1921 e 1929, não havia nenhum território "conquistado em 1967" para impedir a paz entre judeus e árabes. De facto, não havia nenhum estado judeu para aborrecer alguém. Entretanto, os mesmos palestinos hoje "oprimidos" matavam dezenas de milhares de judeus em Jerusalem, Jaffa, Safed e Hebron. De facto, 67 judeus foram mortos num so dia em Hebron - no ano de 1929. Querido mundo, por que os árabes - os palestinos - massacraram 67 judeus num dia de 1929? Poderia ser a raiva pela agressão israelita em 1967? E por que 510 judeus, homens, mulheres e crianças, foram mortos em ataques árabes entre 1936-39? Foi porque os árabes se aborreceram após 1967? E quando você, Mundo, propôs um plano de partilha, através da ONU, em 1947, criando um "estado palestino" bem junto a um estreito e apertado Israel, os estados árabes gritaram "não!" e nos atacaram matando 6.000 judeus. Este ataque foi também por causa dos aborrecimentos provocados pela agressão de 1967? E todo o resto, que continua a acontecer, será porque nós não ouvimos as suas reclamações de aborrecimento? Os pobres palestinos, que hoje matam judeus com explosivos, bombas incendiárias, pedras e ataques suicidas, são parte do mesmo povo que, quando possuíam todos os territórios, não reivindicavam ter ali nenhum estado, apenas queriam varrer os judeus para o mar. Hoje eles gritam as mesmas palavras de ódio "itbach-al-yahud" - massacrem os judeus! - já ouvidas antes, com a mesma raiva de sempre. O mesmo povo de duas faces, com o mesmo antigo sonho: destruir Israel.O que eles não conseguiram no passado, eles sonham fazer agora, mas nós vamos "reprimi-los..."Querido mundo, você ficou quieto durante o holocausto e você ficou quieto em 1948, quando os sete estados árabes nos atacaram e a Liga Árabe orgulhosamente comparou este ataque aos massacres executados pelos mongóis. Você ficou quieto em 1967 enquanto Nasser e todas as capitais árabes clamavam varrer os judeus para o mar. Você continua esperando pelo dia da extinção de Israel. E como sabemos que os árabes-palestinos diariamente sonham com esta extinção, nós faremos todo o possível para permanecermos vivos na nossa própria terra. Se isto lhe preocupa, querido mundo, se acostume, pois muitas vezes no passado nós já lhe preocupamos.
De qualquer modo, querido mundo, se você ainda está incomodado connosco, aqui está um judeu de Israel que não se importa com os seus incômodos e não precisa dos seus cuidados.

(Autor desconhecido)
Artigo gentilmente enviado por Sandra R.S.