29.5.06

SHAVUOT

BOM DIA! Shavuót começa na quinta-feira à noite, 1 de junho, e tem dois dias de duração (a propósito, Yzkor é rezado no Shabat, 3 de junho). É o aniversário do recebimento da Torá pelo Povo Judeu, há 3.318 anos atrás no Monte Sinai. Saiba muito mais, clicando em www.aish.com/shavuot!

O que é Shavuót e Como é Celebrada?
A Torá chama Shavuót de ‘A Festividade das Semanas’ (Bamidbár 28:26). A própria palavra ‘Shavuót’ significa ‘semanas’ em hebraico. Isto refere-se às sete semanas que contamos desde o segundo dia de Pessach (quando uma oferenda de cevada era levada ao Templo Sagrado, em Jerusalém) até a Festa de Shavuót. É, também, um dos três Regalím (Pessach e Sucót são os outros dois), onde, na época em que o Beth HaMikdash, o Grande Templo Sagrado, ali estava erguido, cada homem na Terra de Israel tinha a obrigação de viajar para Jerusalém para celebrar esta festividade.
Shavuót é a celebração da outorga da Torá no Monte Sinai para todo o Povo Judeu. É uma época de dedicação e comprometimento ao estudo da Torá.
A Torá é o sangue vital do povo Judeu. Os nossos inimigos sempre souberam que quando nós Judeus paramos de estudar a Torá, a nossa assimilação é inevitável. Sem conhecimento não há comprometimento. Ninguém pode amar o que não conhece. Uma pessoa não pode fazer ou entender o que nunca aprendeu.
Um Judeu é ordenado a estudar Torá de dia e de noite e ensiná-la aos seus filhos. Se quisermos que as nossas famílias permaneçam Judias e que os nossos filhos se casem dentro da comunidade, então devemos integrar um programa de estudo de Torá nas nossas vidas e implementar estes ensinamentos no nosso lar e em nós mesmos. Uma pessoa pode dizer aos seus filhos qualquer coisa, mas somente quando eles vêem os seus pais a estudar e fazendo mitsvót, herdarão o amor em serem Judeus. Lembre-se : um pai somente deve ao seu filho três coisas: exemplo, exemplo e exemplo!
Shavuót é uma época propícia para a nossa re-dedicação à Torá e, particularmente, para o estudo da Torá. Como podemos utilizar esta oportunidade para crescer e fortalecer a nossa identidade como Judeus? Da mesma forma que uma pessoa engatinha antes de andar e anda antes de correr, o mesmo se dá com as mitsvót (preceitos). A pessoa deve escolher mais uma mitsvá, fazê-la bem e depois construir a sua própria estrutura sobre ela. Eis aqui algumas sugestões:
1. Ouça alguma k7 ou CD sobre temas judaicos ou compareça a uma aula sobre qualquer assunto da Torá a cada mês, pelos próximos três meses. Ou compre uma cópia do Pirkei Avót (Ética dos Pais) e leia uma página por dia. É uma dose concentrada de sabedoria sobre a vida.
2. Assegure-se que você tem uma mezuzá casher ao menos na porta de entrada da sua casa. (O lar Judeu deve ter mezuzót nas portas de todos os recintos, excepto o wc). Aprenda sobre o profundo significado da mezuzá e reflita sobre ele quando olhar para cada mezuzá.
3. Escolha algum alimento não casher e não o coma -- apenas porque você é Judeu (Judia).
4. Fale o Shemá Israel e os três parágrafos seguintes pelo menos uma vez por dia. Aprenda o significado das palavras e as idéias nelas incluídas. Isto mudará as suas atitudes. Procure um Sidur com tradução (disponível na maioria das sinagogas).
5. Faça um Shabat especial: ascenda duas velas, com a sua respectiva bênção, antes do pôr-do-sol. Faça, também, uma refeição familiar de Shabat na sexta-feira à noite, com o Kidush, Netilat Yadáim (lavagem ritual das mãos, vertendo água 3 vezes em cada mão) e HaMotzí (a benção antes de comer Halá).
6. Leia a porção semanal da Torá -- isto o manterá conectado e o colocará num atalho para o seu crescimento!
Em Shavuót existe o costume de passarmos a noite inteira acordados, estudando Torá. Virtualmente todas as sinagogas e Yeshivót têm estudos programados durante a noite, concluindo com a oração matinal de Sharrarit. A razão: na manhã em que o Povo Judeu iria receber a Torá, no Monte Sinai, eles dormiram. Nós, agora, podemos rectificar a tendência de entregarmo-nos aos nossos instintos, demonstrando a nossa resolução ao permanecermos acordados toda esta noite. É uma experiência fascinante para compartilharmos com os nossos filhos. Procure uma sinagoga com programação para Shavuót e desfrute esta noite especial!