21.5.06

Dez Passos para a Grandeza

BOM DIA! Quando comecei a estudar numa Yeshivá, em1973, com 23 anos, havia muito poucos livros disponíveis para um Judeu não religioso que queria aprender sobre a sua herança Judaica. Um dos mais prolíficos escritores que escreveu sobre a História Judaica, questões sobre ciência e Torá, crescimento pessoal – entre muitos outros tópicos – foi o Rabino Avigdor Miller, de abençoada memória (EUA, 1908-2001 – www.jewsformorality.org/aaaw076.htm). Os seus livros tiveram um profundo impacto na minha vida. Ele escreveu (em inglês) dezenas de livros (disponíveis no site www.eichlers.com/details.cfm?Group_ID=488&Product_ID=1305) e há também mais de 2.000 K7 com palestras proferidas durante os anos.
Recentemente li o livro “TEN STEPS TO GREATNESS” (Dez Passos para a Grandeza) e pensei que você, querido(a) leitor(a), acharia instrutivo. O Rabino Miller era um gigante em Torá e um grande perito na cultura secular:

PASSO UM: Invista pelo menos 30 segundos a cada dia pensando no MUNDO VINDOURO (Olam HaBá) e que estamos neste mundo apenas como uma preparação para o Mundo Vindouro. Este é o propósito das nossas vidas.
PASSO DOIS: Passe alguns segundos todos os dias num local privado e diga para o Todo-Poderoso: “Gosto muito do Senhor, D'us”. Ao fazermos isto, estaremos cumprindo um mandamento positivo da Torá, alem de acender uma chama nos nossos corações e de ter um efeito poderoso no nosso caracter, pois os nossos actos exteriores estimulam o nosso interior. D'us está sempre ouvindo-nos e nos ama muito mais do que nós O amamos.
PASSO TRES: Diariamente, faça pelo menos um acto de bondade sem que ninguém o saiba, em segredo. Ao fazê-lo, tenha em mente que está fazendo isto para evoluir no seu programa de crescimento pessoal. A prática de actos de bondade – Guemilut Hassadim – é uma das três mais importantes funções possíveis neste mundo. Por exemplo: Se a sua esposa não está na cozinha, lave alguns pratos ou arrume alguma coisa sem que ela o saiba. Se você vir alguma coisa potencialmente perigosa na calçada, tire-a para um lado, para que ninguém se aleije.
PASSO QUATRO: Diariamente, encoraje alguém. Como diz o versículo: “O Todo-Poderoso encoraja os humildes”. Cartas anônimas com palavras inspiradoras e com elogios podem gerar um grande beneficio ao encorajar o seu receptor. E não se esqueça de lembrar que está fazendo isto para evoluir no seu programa de crescimento pessoal.
PASSO CINCO: Invista um minuto por dia pensando sobre o que aconteceu ontem. Todos precisam de ter em mente o que fazem com as suas vidas, e a melhor maneira é revisar as acções de ontem, diariamente.
PASSO SEIS: Oriente todas as suas atitudes para que tenham também um objectivo espiritual. Fale uma vez por dia: “Estou fazendo isto para ter mais consciência do Criador!”
PASSO SETE: Esteja ciente do princípio: “O homem e a mulher foram criados à imagem de D'us”. Todo o rosto humano é um reflexo do Todo-Poderoso. As nossas faces são como uma tela e as nossas almas como um projector que projecta a glória da alma humana, que tem em si a grandeza do Todo-Poderoso. Uma vez por dia, escolha uma face e pense: “Estou vendo a imagem do Todo-Poderoso”. Começaremos, então, a entender a nobreza infinita de um rosto.
PASSO OITO: Uma vez por dia, presenteie alguém com um sorriso. Da mesma maneira que o Todo-Poderoso tem um semblante sorridente para connosco, devemos sorrir para os demais. Motivos para isto? Sorria porque D'us gosta de si, mesmo que não o percebamos. Ao sorrir, tenhamos a intenção de que o estamos a fazer com o propósito de nos aproximar do Todo-Poderoso através dos Dez Passos para a Grandeza.
PASSO NOVE: Como consta logo no início da Torá, “O Todo-Poderoso cobriu aqueles (Adão e Eva) que estavam nus”. As vestimentas são um sinal da nobreza do ser humano. O ser humano é único: temos livre arbítrio, temos uma alma e fomos criados à imagem de D'us. Mesmo os anjos estão abaixo do ser humano em termos de grandeza. Para demonstrar a superioridade do ser humano, precisamos andar vestidos. Passe 30 segundos por dia, de manhã, pensando na importância das nossas roupas: elas são uma dádiva do Todo-Poderoso.
PASSO DEZ: Passe alguns momentos de cada dia pensando sobre a antiga Jerusalém durante a época do Templo Sagrado. Diariamente, antes de dormir, sente-se no chão por um segundo e lamente a destruição de Jerusalém. Pense no versículo: “Se esquecer Jerusalém, que o meu braço direito esqueça como funcionar (Salmo 137:5)”.
O Rei Salomão já nos ensinou: “Uma pessoa sábia agarra todas as oportunidades de praticar Mitsvót (os mandamentos de D'us)”. Já a pessoa preguiçosa diz: “Algum dia, farei”. Se começarmos este programa hoje, talvez depois de 30 dias estejamos cansados. Então aguarde 6 meses até começar novamente. Faça por mais 30 dias e aguarde 5 meses, e assim por diante. Depois de algum tempo, acabaremos conseguindo fazê-lo directo. Mas lembre-se: se o fizer mesmo por um único dia, você já é uma pessoa extraordinária!