26.5.06

Porção Semanal da Torá: Bamidbár

Bamidbár (Números) 1:1 - 4:20

No segundo ano de viagem pelo deserto, Moshe e Aharon foram ordenados pelo Todo-Poderoso a contar todos os homens entre 20 e 60 anos de idade. Havia 603.550 homens disponíveis para o serviço militar. A tribo de Levi foi isentada devido às suas obrigações especiais como líderes religiosos (talvez esta seja a origem de muitos países concederem certas vantagens ao clero). Foram contados os membros da tribo de Levi a partir dos 30 dias de idade.
Foram designados os locais para cada uma das 12 tribos em volta do Santuário Portátil (três de cada lado), que deveria ser a mesma formação de como deveriam viajar ou acampar.
Os 22.300 Levitas foram ordenados a servir no Santuário. A família de Guershon deveria transportar as coberturas do Santuário. A família de Kehat carregava a Arca, a Mesa, a Menorá e os Altares. A família de Merarí transportava as tábuas, os pilares e demais partes da estrutura.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: “E Moshe contou-os (os Levitas) de acordo com as palavras de D'us, como Ele o ordenou (Bamidbár 3:16)”.
Rashi, o Rabino Shelomo Yitzchaki, que viveu na França no século XI, considerado um dos maiores comentaristas bíblicos, cita um Midrásh (uma coletânea de explicações sobre a Torá) que diz que, uma vez que os Levitas deveriam ser contados a partir da idade de 30 dias, Moshe perguntou a D'us: “Como posso entrar na privacidade das tendas das pessoas para saber quantas crianças há em cada família?” O Todo-Poderoso lhe respondeu: “Faça o que estou lhe pedindo e Eu tomo conta do restante”. Aí, então, ao passar Moshe pela frente de cada tenda, uma voz Divina anunciava o número de pessoas que ali viviam.
O Rabino Haim Shmuelevitz (1902-1978), o antigo diretor da Yeshivá de Mir, em Jerusalém, costumava frisar a importância dos princípios de Derech Erets (comportamento apropriado). Embora Moshe tivesse recebido a ordem de contar o Povo, ele sentiu que não era correto invadir a privacidade do lar das pessoas. Portanto, D'us arrumou um método sobrenatural de como contar os Levitas.
A privacidade de uma pessoa é uma necessidade emocional muito importante. Mesmo que uma pessoa não esteja fazendo nada de errado, ela não deseja que outros bisbilhotem seus assuntos particulares para satisfazer sua curiosidade. Mesmo Moshe, o líder do Povo Judeu, deixou de entrar nos lares das outras pessoas ao sentir que isto lhes causaria desconforto ou constrangimento. Esta é uma grande lição: Não permitamos que nossa curiosidade cause qualquer tipo de sofrimento aos demais!