9.6.06

Porção Semanal da Torá: Nassó

Bamidbár (Números) 04:21 - 07:89

Esta porção semanal inclui novas instruções de trabalho para os Levitas. Moshe é instruído a como purificar todo o acampamento, em preparação para a dedicação do Mishcán, o Santuário Portátil.
São dadas 4 leis para os Cohanim: 1) num caso de restituição de objetos roubados, quando seu dono faleceu e não há nenhum parente para reclamá-los -- os objetos vão para os Cohanim; 2) um homem, ao suspeitar que sua esposa lhe foi infiel, deve trazê-la aos Cohanim para uma cerimônia de esclarecimento, chamada Sotá; 3) se um homem resolve se isolar do mundo material e consagrar-se exclusivamente ao serviço do Todo-Poderoso, tornando-se um Nazir (jurando não beber vinho ou comer produtos feitos com uvas, não ter contato com mortos e nem cortar os cabelos), deve vir aos Cohanim ao final do período de duração de seu juramento; 4) os Cohanim foram ordenados a abençoar o povo com a benção: “Possa D'us abençoá-lo e protegê-lo. Possa D'us iluminar Sua face sobre você e trazer-lhe graça. Possa D'us levantar Seu semblante sobre você e trazer-lhe a paz”.
O Mishcán foi erigido e dedicado no primeiro dia de Nissán, no segundo ano após o Êxodo do Egito. Os líderes de cada Tribo, com fervor, trouxeram carroças e bois para transportar o Mishcán. Depois, cada líder ofertou, em cada um dos 12 dias de dedicação, presentes idênticos de ouro e prata, animais e oferendas de alimentos.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá ordena os Cohanim a abençoarem o Povo Judeu. A benção começa com “Possa D’us abençoá-lo e protegê-lo” (Bamidbár 06:24). Por que o Povo Judeu foi abençoado no singular?
O Rabino Moshe Leib de Sassov (1745-1807), conhecido por seu grande amor pelo Povo Judeu e seus inúmeros atos de caridade, explicou que isto é para nos ensinar que a verdadeira grandeza das bênçãos é a união: Quando nos sentimos como uma unidade indivisível, nos importando uns com os outros, então somos realmente abençoados -- e sentimos esta benção.
É fácil criticar as diferenças dentro do Povo e considerar a si mesmo como um ser separado dos demais. É verdade que duas pessoas não são exatamente idênticas, mas existem muitos fatores comuns entre elas. Focalizando no fato de que todo ser humano foi criado à imagem do Todo-Poderoso, teremos uma maior identificação com os outros e isto acarretará uma maior unidade dentro do Povo Judeu.
Nossa lição: Devemos sempre valorizar as características positivas das pessoas, julgá-las sempre pelo lado do mérito e procurar não avaliar toda uma conjuntura por causa de um fato negativo isolado!