16.6.06

Porção Semanal da Torá: Behaalotehá

[Bamidbár (Números) 08:01 - 12:16]

Aharon é ordenado a acender a Menorá (candelabro) e os Levitas a se purificarem para servir no Tabernáculo (estes treinavam dos 25 aos 30 anos, e serviam dos 30 aos 50 anos). O primeiro Pessach é celebrado, desde a saída do Egipto. O Todo-Poderoso instrui o Povo Judeu a viajar pelo deserto sempre, que as nuvens (que sempre acompanhavam o Povo) se elevassem sobre o Tabernáculo e a acamparem quando as nuvens retornassem para cima dele. Moshe é instruído a fazer duas trombetas de prata para serem soadas antes das batalhas ou para proclamar algum Yom Tov (dia santificado).
O Povo viaja para o deserto de Paran, período no qual se rebelam duas vezes contra a liderança do Todo-Poderoso. Na segunda vez, reclamam do gosto desinteressante do Maná (o alimento que D'us lhes enviava diariamente, menos no Shabat, pois na sexta-feira recebiam porção dupla - a propósito, este é o motivo que usamos 2 Halót (pães) no Shabat) e sobre a falta de carne no deserto. D'us, então, manda-lhes uma enorme quantidade de codornizes e muitos morrem de tanto comer.
Moshe convida o seu sogro, Ytró, a viajar com eles no deserto, mas ele retorna a Midián.
Miriam, a irmã de Moshe, fala Lashón HaRá (palavras difamatórias) sobre Moshe. É acometida de Tsaráat (uma doença espiritual na pele, que indicava que a pessoa havia falado impropriamente sobre outra) e fica exilada fora do acampamento por uma semana.


Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “De acordo com a palavra do Todo-Poderoso, o Povo de Israel viajou e de acordo com a palavra do Todo-Poderoso eles acamparam (Bamidbár 9:23)”. Que podemos aprender da frase “De acordo com a palavra do Todo-Poderoso”?
O Talmud (Shabat 31b) discute as várias formas de actos criativos que são proibidos no Shabat. Todas as proibições de trabalhos criativos são derivadas dos actos de criação requeridos quando da construção e manutenção do Mishcán (Tabernáculo) que foi utilizado por 40 anos no deserto. Por exemplo: a proibição de demolir ou desmontar uma edificação só se aplica quando se planeja construir outra no mesmo lugar.
Entretanto, há aqui uma coisa curiosa: Se o Tabernáculo era desmontado para ser reconstruido noutro lugar, igualmente a proibição contra desmontar no Shabat deveria aplicar-se quando planeavam reconstri-lo num outro lugar diferente. Por que, então, a Torá proíbe somente desmontar e reconstruir no mesmo lugar?
O Talmud responde que, como eles acampavam e partiam ‘de acordo com a palavra do Todo-Poderoso’, era considerado como se estivessem sempre no mesmo lugar. O Rabino Haim Shmuelevitz (1902-1978), o antigo diretor da Yeshivá de Mir, em Jerusalém, comparou isto com um bebê que viaja com a sua mãe. Se o bebê está no colo da sua mãe, por exemplo, em Nova York ou em Jerusalém, para o bebê ele está no colo da sua mãe, independentemente em que cidade a mãe está.
Como o Povo Judeu fazia tudo ‘de acordo com a palavra do Todo-Poderoso’, estavam ‘integrados’ a Ele. Mesmo movendo-se de um lugar para o outro, no deserto, o seu lugar, porém, era o mesmo de sempre: junto ao Todo-Poderoso.
Quando a pessoa tem a consciência de que está sempre com o Todo-Poderoso, o exacto local geográfico onde está não lhe fará grande diferença. O seu foco principal está no Todo-Poderoso e não nas diferenças geográficas entre um lugar e outro!