18.6.06

BOM DIA! Há um ditado que diz: “Educação é aquilo que sobra depois de esquecermos tudo o que estudamos”. A nossa meta na vida é aperfeiçoarmo-nos como seres humanos e ‘imitar’ D'us no nosso carácter e as nossas acções. Infelizmente, frequentemente ficamos tão ocupados com os nossos afazeres humanos que não nos lembramos de nos desenvolver como seres humanos.
No livro Pirkei Avót (Ética dos Pais), com 6 capítulos de sabedoria essencial à vida, está escrito: “O Rabi Shimon disse: ‘Existem três coroas: A coroa da Torá, a coroa do sacerdócio e a coroa do reinado. A coroa do bom nome é maior do que todas as anteriores’ (4:17)”
Como fazemos para nos aperfeiçoar? E para conseguir aquele ‘bom nome’? Como desenvolvemos as nossas personalidades e caracteres a tal nível que até o coveiro ficaria triste de nos ver partir?
A Torá é um livro de instruções para a vida. Cada um dos 613 mandamentos (Mitsvót) é um meio para o nosso crescimento pessoal. Ao estudar Torá e pensar sobre a Mitsvá antes de cumpri-la, a pessoa constrói o seu carácter e cria um ‘prisma’ de como estar na vida. Todos temos como se fosse um CD a rodar nas nossas cabeças, com mensagens subliminares que captamos do meio ambiente. Às vezes elas são negativas: “Eu sou um fracasso; Não sou suficientemente esperto; Não terei sucesso; Se as pessoas realmente me conhecessem, não iriam gostar de mim, etc”. Estes CDs são mensagens que recebemos da nossa sociedade e estas são as mensagens que temos que modificar para desfrutarmos da nossa vida e atingirmos o nosso potencial. Já a Torá coloca mensagens positivas nos nossos ‘CDs’.
Na Torá (Os Cinco Livros de Moises) estão 6 eventos que a própria Torá nos diz para recordá-los sempre. Estes ‘Seis Lembretes’ estão escritos no Sidur (livro de preces) logo após as orações da manhã. A Cabalá (misticismo Judaico) ensina-nos que ao recitarmos estes versículos e o lembrar destes eventos, modificamos a nossa consciência em relação à vida. Eis aqui os ‘Seis Lembretes’ (com os seus respectivos versículos) e as mensagens que precisamos integrar nas nossas vidas:
1. LEMBRE-SE DA SAÍDA DO EGIPTO: “Para que vocês se lembrem da saída do Egipto todos os dias (Deuteronômio 16:3)”. A mensagem: Existe um D'us que se importa com as nossas vidas, nos ama, nos redimiu no passado e nos redimirá no futuro.
2. LEMBRE-SE DO RECEBIMENTO DA TORÁ NO MONTE SINAI: “Cuidem-se e cuidem bem de suas almas, durante toda a vossa vida, para não esquecerem as coisas que os seus olhos viram e não acabarem por desviar o vosso coração do caminho de D'us. Transmitam isto aos seus filhos e netos – o dia em que vocês estavam perante D'us no Monte Sinai (Deuteronômio 4:9-10)”. A mensagem: a razão da existência do Povo Judeu, a nossa vida e a nossa redenção estão baseadas em cumprirmos o pacto com o Todo-Poderoso e seguir a Sua Torá.
3. LEMBRE-SE DO ATAQUE DE AMALEK: “Lembrem-se do que Amalek vos fez, quando saíram do Egipto. Eles os atacaram no caminho, golpearam os mais fracos que estavam para trás, quando vocês estavam cansados e exaustos. E Amalek não temeu o Todo-Poderoso. Quando o Todo-Poderoso permitir que vocês descansem de todos os inimigos que os cercam, na terra que Ele prometeu dar-lhes como herança, destruam a lembrança do povo de Amalek. Não se esqueçam! (Deuteronômio 25:17-19)”. A mensagem: Amalek representa o mal e o ateísmo. Fortaleça-se para se opor ao mal e para conhecer D'us e a Sua Torá.
4. LEMBRE-SE DO BEZERRO DE OURO: “Lembrem-se e não se esqueçam de como enfureceram o Todo-Poderoso, seu D'us, no deserto (Deuteronômio 9:7)”. Foi dito ao Povo Judeu para aguardar que Moshe (Moisés) descesse do Monte Sinai após 40 dias de sua subida, mas ficaram impacientes e fizeram um Bezerro de Ouro para substituir Moshe como um intermediário para D'us. A mensagem: Confie em D'us! Não se desvie dos mandamentos de D'us mesmo que pense que há um caminho melhor.
5. LEMBRE-SE DE MIRIAM: “Lembrem-se do que D'us fez com Miriam no caminho da saída do Egipto (Deuteronômio 24:9)”. Miriam falou contra Moshe e foi acometida com uma doença espiritual chamada Tsaráat. A mensagem: Nunca difame ou fale mal de outras pessoas!
6. LEMBRE-SE DO SHABAT: “Lembrem-se do dia do Shabat para santificá-lo (Êxodos 20:8)”. A mensagem: D'us criou o mundo em seis dias e descansou no Shabat. Ele determina o nosso sucesso. E o sucesso provém do estudo e do cumprimento das coisas escritas na Torá!