9.4.06

Aristides de Sousa Mendes homenageado no Museu da Herança Judaica

Nova Iorque
O cônsul Aristides de Sousa Mendes, que salvou dos nazis cerca de 30.000 judeus e outros refugiados durante a II Grande Guerra, foi homenageado, a 06 de Abril, no Museu da Herança Judaica de Manhattan.
A iniciativa, que se inseriu nas celebrações do 50º aniversário da sua morte, partiu do activista João Crisóstomo e contou com a colaboração dos Consulados de Portugal e do Brasil em Nova Iorque, da Fundação Internacional Raoul Wallenberg e do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
No âmbito das comemorações esteve ainda agendada uma missa, a 03 de Abril, dia da morte de Sousa Mendes, na igreja de Santo António, em Manhattan, presidida pelo bispo brasileiro Edgar Moreira Cunha.
Segundo João Crisóstomo, um dos vice-presidentes da Raoul Wallberng Foundation e o coordenador das comemorações do cinquentenário da morte de Sousa Mendes, a homenagem estende-se ainda ao diplomata brasileiro Luís Martins de Souza Dantas, que também salvou, enquanto embaixador do Brasil em Partis, vários judeus da perseguição alemã durante a II Grande Guerra, concedendo-lhes vistos de entrada no Brasil.
Os dois diplomatas de língua portuguesa serão assim lembrados no Museu da Herança Judaica de Manhattan durante um ano através da exposição do livro de Aristides de Sousa Mendes onde foram registados os primeiros 2 mil vistos concedidos a 17 de Junho de 1940, e da caneta que serviu para os assinar, objectos cedidos respectivamente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e por Álvaro de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes.
Do Brasil virá um passaporte de Sulamice Kostman, refugiada judia residente em São Paulo, com dois vistos passados um por Aristides de Sousa Mendes e outro por Souza Dantas, e que lhe permitiu fugir aos alemães e viajar para o Brasil através de Portugal.
"São os dois únicos diplomatas de língua portuguesa a figurarem na galeria dos heróis do Museu da Herança Judaica de Nova Iorque e eu estou muito orgulhoso de ter contribuído para que isso acontecesse", disse João Crisóstomo à agência Lusa.
Na recepção de 06 de Abril serão também homenageados Robert Jacobvitz, Anne Treseder e António Rodrigues pelo seu trabalho em prol de causas humanitárias.
Os dois primeiros fundaram em 1986, na Califórnia, juntamente com John Paul Abranches, filho mais novo de Aristides de Sousa Mendes, e sua mulher, Joan Abranches, o Comité Internacional Aristides de Sousa Mendes, com ramificações a Portugal, Israel e Canadá.
O comité permitiu coordenar esforços com outros grupos na França e na Inglaterra levando à reabilitação do nome de Aristides de Sousa Mendes junto do governo de Lisboa e à divulgação da sua acção humanitária um pouco por todo o mundo.
António Rodrigues, activista e ex-emigrante, tem desenvolvido nos Estados Unidos e em Portugal um importante trabalho de divulgação do nome de Aristides de Sousa Mendes, nomeadamente no que diz respeito à recuperação da casa da família em Cabanas de Viriato onde se pretende construir um museu e um centro de conferências destinado a perpetuar a memória do cônsul português.
João Crisóstomo faz votos para que a comunidade portuguesa residente na área metropolitana de Nova Iorque não deixe de visitar o Museu da Herança Judaica não só ao longo do próximo ano, mas também depois, já que a foto do cônsul português passará a integrar permanentemente a galeria de heróis do museu.
"Este é o terceiro museu dedicado ao Holocausto mais importante de todo o mundo, depois do de Israel e de Washington", explicou João Crisóstomo.
"Por ano passam por aqui mais de 120 mil visitantes, sobretudo estudantes e estudiosos, e o facto de termos a partir de agora um nome português na sua galeria de heróis, deve constituir um grande motivo de orgulho para todos nós", acrescentou.
O Museu da Herança Judaica, uma Memória Viva do Holocausto (Museum of the Jewish Heritage, a Living Memory to the Holocaust) fica situado no Battery Place, mesmo ao lado do World Trade Center e de frente para a estátua da Liberdade.
AOL/CFF. - Lusa/