8.4.06

Porção Semanal da Torá: Tsav

Vaikrá (Levíticus) 06:01 - 08:36

Esta porção semanal inclui as leis das oferendas diárias, oferendas de alimentos, oferendas ao Sumo Sacerdote, oferendas por algum Pecado cometido, oferendas por alguma culpa e oferendas de Paz. Ela conclui com as oferendas de Paz reservadas aos sacerdotes (Cohanim) e com a cerimônia de consagração do Cohen para servir no Santuário.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: “E D’us falou com Moshe, dizendo: Fale a Aharon e seus filhos, dizendo: Esta é a Lei da Oferenda por Transgressões: no local onde é abatido o animal oferecido como Olá (um tipo de oferenda onde o animal era totalmente consumido pelo fogo) deve ser abatido o animal trazido como Oferenda por Transgressões, ante D’us; este é o mais sagrado de todos” (Vaikrá 6:17). Por que a Torá enfatiza que a Oferenda por Transgressões deve ser abatida no mesmo local da Oferenda de Olá?
O Talmud (Yerushálmi Yevamót 8:3) explica que ambas as oferendas eram abatidas no mesmo local do Santuário para não envergonhar aquela pessoa que estava trazendo um korban (oferenda) por ter cometido alguma transgressão, para ajudar a perdoar seu pecado. Desta forma, alguém que estivesse presente no abate dos animais não saberia diferenciar se se tratava de um animal oferecido como doação ao Santuário (Olá) ou como perdão por uma transgressão.
Nossa lição: Devemos ser muito cuidadosos em não causar embaraço ou vergonha às pessoas, relembrando algum erro do passado pelo qual já se arrependeu. Nunca relembre alguém de seus erros passados. Faça sempre tudo o que puder para proteger as pessoas do embaraço e da vergonha!