PESSACH - Pascoa Judia
BOM DIA! Estamos a menos de uma semana de Pessach (que se inicia ao pôr-do-sol do dia 12 (quarta-feira) e os dois Seders serão na noite da quarta-feira e também na de quinta-feira (dia 13 de abril). É hora de pensar em como fazer um Seder mais agradável e efectivo, criando uma experiência familiar entusiasmante. Muitos pais gostariam que os seus filhos se sentissem felizes em ser Judeus. Nós não podemos transferir os nossos sentimentos, mas podemos criar a atmosfera e a oportunidade que trarão os sentimentos positivos. Todos com quem conversei, que adoram e se orgulham de ser Judeus, relembraram o seu avô na ponta da mesa de Shabat ou da sua avó acendendo as velas de Shabat... e o Seder. Você é um elo nesta corrente!Como posso tornar o meu Seder mais Agradável, Criativo e Significativo?
Lembre-se que o Seder não é apenas para nós, mas também para as crianças, para transmitir a nossa história e a nossa abordagem de vida. Você tem de fazê-lo de uma forma interessante e intrigante, para que as crianças perguntem e se interessem. Se alguém faz uma pergunta, seguramente está inclinado a ouvir a resposta! A única maneira de transmitir seu amor e sentimento pelo Judaísmo é compartilhando experiências agradáveis. Eis algumas idéias para isto, extraídas do livro Passover Survival Kit:
1. Invista tempo antes do Seder. Troque a sua Hagadá simples por outra com comentários dos nossos Sábios. E, então, leia-a! Veja o que o(a) intriga. Procure nos comentários passagens interessantes para compartilhar com os seus familiares e convidados. Leia tudo que puder sobre Pessach, para torná-la mais interessante para você, os seus familiares e convidados. Informe-se!
2. Compre livrinhos com a história de Pessach para os seus filhos, agora! Leia-lhes as histórias antes de Pessach. Ajude-os a preparar uma pequena ‘interpretação’ para o Seder.
3. Traga prêmios. Faça perguntas e dê 20 pontos para cada resposta certa. A cada 100 pontos eles ganham um prêmio! Comece pelo mais jovem e continue pelos mais velhos. Se alguém responder a uma pergunta que não é sua, perde 20 pontos! Por exemplo, o nome das pragas, os 4 filhos, o número de anos de escravidão -- prepare a sua própria lista de perguntas antes do Seder.
4. Prepare pequenas surpresas para o Seder. Muitas pessoas reclamam que eu dou sempre as mesmas sugestões todos os anos. Porém, esta é uma que faz sucesso sempre: Durante a parte das pragas, ao chegar à praga dos Animais Selvagens, atire ao ar pequenos animais de plástico; use bolas de ping-pong para a praga do Granizo. Seja criativo. Divirta-se! Lembre-se: quanto mais interessante estiver o Seder, mais divertido será para os participantes!
5. Pessach marca o nascimento do Povo Judeu. É hora de pensar no significado, valor e implicações de se ser Judeu. Aqui estão algumas perguntas para aquecer o debate:
A. Numa escala de 0 a 10, quão importante é ser Judeu para você? Por favor, explique.
B. Se o seu filho, filha, irmão, irmã ou melhor amigo lhe dissesse que tinham planeado criar os seus filhos sem nenhuma educação ou identidade judaica, como você reagiria?
C. Se pensasse que a existência de Israel está em perigo, arriscaria a sua vida para ajudar a salvá-lo?
D. O que lhe agrada sobre ser Judeu? E o que não gosta?
E. É importante para você ou para os seus filhos ter, na sua maioria, amigos Judeus? Por quê?
O que mais precisamos saber para nos prepararmos para Pessach? Com certeza muito mais do que posso compartilhar com vocês.
Por isto, além da leitura do Meór HaShabat, recomendo-lhes nossa espectacular homepage em www.aishbrasil.com.br/new/artigo_pessach.asp, ou www.aish.com/espanol/festividades/pesaj/default.asp (em espanhol)) e saiba mais sobre assuntos como o Seder, a Hagadá, as Leis de Pessach, culinária, histórias infantis e muito mais!
<< Home