31.8.09

O moderno Israel




“Ve, Eu dei-te esta terra. Vai e toma posse dela, a Terra que o teu D’us prometeu dar aos vossos pais – Abraao, Isaque e Jacó – e aos seus descendentes (deuteronomio 1:8)

A natureza dificil, a determinação, a paixão e o trabalho duro, com que a Nação de Israel foi construída, após as atrocidades dos nazis, já faz parte do passado. Aquela geração de pioneiros, testemunhas daquelas barbaridades e decididos a que "nunca mais nos aconteca", construiram o Estado de Israel. Muito sacrifício lhes foi exigido, lágrimas, guerras e trabalho pesado. O resultado de todo esse esforco é o moderno Israel, uma Nação do séc. 21, um Estado jovem e próspero.
Actualmente, Israel tem uma nova geração de jovens dinâmicos, mas também inovadores. O mundo continua e continuará a beneficiar das nossas inovações, desde as vacinas aos medicamentos; dos celulares á tecnologia dos computadores; da ciência á agricultura – Israel é assim, o coração e o centro da criatividade e da inovação.
Este ano, na Nasdaq, 91 companhias israelitas fazem parte daquela bolsa, sendo o único País fora dos Estados Unidos com tão elevado número de empresa. Estamos a falar de um País com 61 anos de idade.
Desde a sua fundação, que Israel deu ao mundo a possibilidade de ter celulares, a maioria do sistema operativo windows, detector caseiro de terramotos, SMS, firewall, chips do sistema wireless dos computadores, numerosos medicamentos, câmera de video miniatura para examinar orgãos internos do corpo humano, a tecnologia do voice mail, a tecnologia agricola, sem mencionar as mais recentes tecnologias, solares, heólicas e desalinização da água do mar; um novo tipo de combustão interna dos veículos, etc.,etc... um sem fim de invenções, que poderia continuar a escrever.
Uma conhecida colunista escreveu:
“Novas oportunidades surgem em nações Asiaticas com o seu “boom económico”.
Israel tem a capacidade não só de fazer parte daquele grupo, mas também de ser o pivot.
Enquanto os árabes correm a~´a procura de acesso para investirem os seus dolares do petróleo, que um dia acabará, o resto do mundo vai entrando numa outra realidade. A ciência, a tecnologia e a medicina guiarão o futuro do homem.
Inovação e criatividade é o que não falta em Israel”.
E eu acrescento – somos um País de área reduzida, mas forte económica, militar, política e tecnológicamente. Somos o único País democrático no Médio-Oriente e uma sociedade liberal. Temos Jerusalém, a nossa capital, onde se encontram representadas as quatro maiores religiões do mundo – a judia, a cristã, a arménia e a muçulmana.
Temos um moderno esquema de transportes públicos – rodoviário e ferroviário; dos melhores hospitais do mundo; dos melhores centros cientificos do mundo; das mais conceituadas instituições escolares do mundo; modernos aeroportos, portos, hotéis, estâncias turísticas; centros comerciais, paisagens desérticas e outras verdes; habitações modernas e outras antigas; enfim...o antigo e o moderno interligados.

Sejam benvindos a Israel.