28.7.09

Anti-semitismo em Portugal


Apesar de ser um tema pouco comentado em Portugal, neste País existem diversos grupos cujo anti-semitismo é continuadamente praticado. Desde encontros, artigos escritos publicados na imprensa diária, informação tendenciosa, etc. existe uma mais actual forma de a usar - na campanha para as eleições autárquicas.
Este novo fenómeno apareceu na localidade de Mangualde sendo o protagonista dessa mensagem, o actual presidente da Câmara Municipal, o Sr. Soares Marques.
Num seu discurso de campanha fez a seguinte afirmação “ Vamos ganhar as eleições ...contra os cristãos novos do PS”.
Para comprovar o denunciado podem clicar
http://omocho.info/mocho3/
É muito grave este tipo de argumentação em especial vindo de uma autoridade autárquica pública numa cidade do interior de Portugal, com um total populacional de cerca de 25.000 habitantes.
Para quem esteve na Torre do Tombo e verificou a existência de vários processos levados a efeito pela inquisição católica contra cidadãos de Mangualde, levo muito a sério este tipo de sentimento.
É necessário denunciar este tipo de comportamento anti-democrático e perigoso, muito perigoso.
O cidadão Soares Marques é um irresponsável verbal nesta triste afirmação. Porquê?
Muito simples, a “incitação” promove o ódio, o medo e a violência. Esta arma é muito utilizada por pessoas com princípios dictatoriais.
Temos de denunciar públicamente estas pessoas, que por vezes se escondem na pele do cordeiro.
Portugal teve um cidadão chamado Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de Judeus e de que muito se orgulha de tal facto. (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes )
Portugal, através do ex-presidente da Republica, Dr. Mário Soares, pediu desculpa pelos acontecimentos provocados aos judeus na época da Inquisição.
Como judeu tenho o dever de denunciar actos anti-semiticos.