8.2.09

Israel


Qual é o entendimento bíblico, rabínico, sobre a Terra de Israel?

RESPOSTA:
A Terra de Israel foi prometida ao nosso Patriarca Avraham e ao seu filho, Yitschac, nascido da sua primeira mulher, Sara. A Torá conta-nos, que "Yitschac será chamado á tua descendência" (Bereshit 21:12). Logo em seguida, D'us disse a Avraham para escutar a esposa: expulsar Yishmael da casa, juntamente com a sua mãe egípcia, Hagar (ibid. 21:14 adiante), o que Avraham cumpriu. Isso para que Yitschac, e não Yishmael, herdasse a Terra Santa.
A Torá diz-nos, que Yishmael se estabeleceu no Deserto de Paran, e que a sua mulher era egípcia (ibid. 21:21; o Deserto de Paran fica no Egipto, veja Bereshit 25:18 a respeito da localização e do facto de que Yishmael foi viver entre os seus irmãos no Egipto). A Torá também diz-nos, que D'us repetiu a Sua promessa a respeito da terra a Yaacov (filho de Yitschac) e os seus descendentes (Bereshit 28:13), e a Moshê (bisneto de Yitschac) (Shemot 3:8).
A alegação judaica sobre a Terra Santa é muito mais antiga que aquela dos seus primos árabes. Tem sido o nosso País por 3.000 anos, e até que os primeiros invasores árabes chegassem nos anos 700, nenhum descendente de Yishmael jamais reclamou qualquer parte da terra para si. O Islã foi estabelecido somente há 1.300 anos, mais de 1.700 anos depois de os judeus terem feito Jerusalém a sua capital! A Terra de Israel é mencionada 2521 vezes na Torá pelo seu nome, "Israel"; outros nomes, como Sion, são mencionados outros milhares de vezes a mais. A cidade de Jerusalém é mencionada 821 vezes na Torá pelo seu nome Jerusalém, e recebe milhares de outras referências sob outros nomes. A Terra de Israel e a cidade de Jerusalém não são mencionadas uma única vez no Corão, o livro considerado sagrado pelos descendentes de Yishmael; nem como "Palestina", nem como "Israel" ou qualquer outro nome!