23.12.08

O que é Chanukah ?

Os judeus guardam o feriado por oito dias em honra á vitória histórica dos Macabeus e ao milagre do óleo.

A palavra hebraica Chanuká quer dizer "dedicação." No segundo século antes de Cristo, o regime sírio-greco de Antiocus procurava afastar os judeus do Judaísmo com a esperanças de assimilá-los ao helenismo, a cultura Grega. Antiocus proibiu aspectos da observância judaica, incluindo o estudo da Torá, o que enfraquecia a fundação da vida e prática judaica. Durante este período, muitos dos judeus começaram a assimilar-se à cultura grega, passando a possuir nomes gregos e até a casarem-se com não-judeus.

Em resposta, um grupo de colonos judeus levou para as colinas de Judéia uma revolta contra esta ameaça para a vida judaica. Liderados por Matitiahu, e mais tarde pelo seu filho "Judá, o Macabeu", este pequeno grupo de piedosos judeus comandaram uma guerra contra o exército sírio.

Antiocus enviou milhares de tropas bem armadas para esmagar a rebelião, mas os Macabeus venceram e tiraram os estrangeiros da sua terra.

Os lutadores judeus entraram em Jerusalém em dezembro, 164 A.C. O Templo Sagrado estava destruído, sujo e profanado pelos soldados estrangeiros. Eles limparam o Templo e reinauguraram-lo no 25° dia do mês judaico de Kislev. Quando chegou o tempo de iluminar novamente a Menorá, procuraram no Templo inteiro, mas só encontraram um jarro pequeno de óleo com a autentificação do Sumo-Sacerdote.

Milagrosamente, o pequeno jarro de óleo queimou por oito dias, até que um novo suplemento de óleo pôde ser trazido.

Daí em diante, os judeus guardam o feriado por oito dias em honra à histórica vitória e ao milagre do óleo.

Hoje em dia, a observância de Chanuká é caracterizada pela iluminação de uma menorá especial de Chanuká, com oito ramificações (mais uma vela ajudante), e se adiciona uma nova vela acesa todas as noites. Outros costumes incluem girar o dreidel (um pião com letras hebraicas nos lados), comer "comidas oleosas como latkes de batata (panquecas) e sufganiot (sonhos) (geléia donuts), e dar moedas de Chanuká (Chanuká gelt ) ás crianças.

No Judaísmo, todos os dias é o dia dos pais e das mães.

É um dos Dez Mandamentos, próximo do mandamento que nos manda acreditar em D´us e “não matar”. O Talmud diz que está é a mitzvá mais difícil de se cumprir. Mas, o que há de tão especial na mitzvá de honrar os pais?

Muitas pessoas pensam que honrar os pais é como se fosse um pagamento pelo que fizeram por nós, como trocar as fraldas e pagar a escola. Actualmente, esta mitzvá foi dada á geração que passou 40 anos no deserto, onde D´us provia todas as necessidades do Povo. Os pais não alimentavam os seus filhos, pois tinham o maná para comer. Os pais não precisavam comprar roupa, pois cresciam com elas e também não havia necessidade de lavar roupas. Entretanto, esta foi a geração que esteve no Monte Sinai e ouviu D´us dizer: “Honre o seu pai e a sua mãe”.

Aprendemos assim, uma grande lição: que não honramos os nossos pais pelo que nos deram ou porque foram bons pais. Muito além disso, honramos os pais por terem nos dado o presente da vida.

Imagine a afogar-se e um estranho o salva. Fica em débito com essa pessoa a vida inteira. Por isso, devemos ser gratos pelos nossos pais, porque nos deram o presente da vida.

O Talmud ensina que há três parceiros na formação de uma pessoa: o pai, a mãe e D´us. Se somos gratos aos pais por nos terem dado o presente da vida, então seremos muito gratos a D´us por criar e sustentar o mundo todo, por nos dar o ar que respiramos, as flores e o solo em que andamos.

Honrando as pessoas que nos deram a vida, aprendemos a não ser mal-agradecidos e desenvolvemos o valor de fazer bondade ao próximo.

Com esta introdução, vamos à pratica de “como” honrar os pais.

------------------------------

Como honrar os pais

Há duas partes nesta mitzvá:

  1. Honre os seus pais (em hebraico, kibud av v 'eim) – que são os mandamentos positivos, o que sim devemos fazer.
  2. Venere os seus pais (em hebraico, morah) – que são os mandamentos negativos, ou seja, o que não devemos fazer.

A maneira fundamental de honrar os pais é cuidar das suas necessidades, o que inclui, especificamente:

    • Dar comida e bebida a eles, ajudar na preparação da comida e a fazer as compras.
    • Ajudá-los a pagar as contas bancárias, ir ao banco, etc.
    • Levá-los para onde precisarem ir, inclusive ao médico.

Se possível, é preferível morar próximo dos pais, para melhor atender ás suas necessidades. Realmente, não há limites para esta mitzvá, o Talmud conta que Rabi Tarfon se inclinava para que a sua mãe subisse e descesse da cama.

Devemos ligar e visitar os nossos pais frequentemente, de acordo com as suas necessidades e o horário que possuímos. Em geral, devemos ter consideração para entender o facto de que os pais têm uma preocupação natural pelos filhos. Tente mandar um e-mail ou telefonar, nem que seja por um minuto, a cada um ou dois dias. E, especialmente quando estiver a viajar, avise-os quando retornar, para que saibam que voltou bem para casa.

Se os seus pais estão idosos e enfermos, o filho deve cuidar e organizar tudo para o seu devido cuidado, e, se os pais não podem pagar, o filho deve fazê-lo. E, é claro, não devemos deixar que os pais pensem que são um peso na sua vida, ou que o facto de ajudá-los seja uma obrigação para si.

Como gratificação adicional, quando os seus filhos virem o cuidado que tem para com os seus pais, irão aprender a importância desta mitzvá. Isto é, a vez deles cumprirem a mitzvá com os seus pais.

Admiração

A honra aos pais vai muito além do que simplesmente fazer “favores” . Um princípio desta mitzvá é admirar os seus pais e considerá-los pessoas eminentes. Como, por exemplo, se por acaso ouvir pessoas a falarem de forma negativa sobre os seus pais, é a sua função falar e defendê-los perante as pessoas á sua volta.

Devemos, mais do que isso, fazer um esforço específico para amar os nossos pais, a ponto de acharmos que são os nossos heróis! Mas, como alcançamos isto? A definição da palavra amor é: “o prazer de identificar pessoas com as suas virtudes”. Assim, deve descobrir as qualidades que fazem dos seus pais pessoas extraordinárias, entre as outras. Quanto mais ciente estiver das suas virtudes, mais irá apreciá-los e honrá-los. Embora algumas vezes não desenvolvemos este chamado “amor”, a obrigação de honrá-los continua.

O Talmud sugere outros caminhos para reforçar a admiração:

  • Se precisar de um favor, como, por exemplo, consertar o silenciador do seu carro, o mais rápido possível, deve pedir ao mecânico para que faça “como um favor aos seus pais”. Mesmo que o mecânico o conserte por si, falar desta forma aumenta a estima pelos seus pais aos olhos dos outros.
  • Outra forma de admiração é se levantar quando os seus pais entram no quarto ou na sala. À primeira vista pode parecer estranho para uma sociedade moderna. Mas, imagine, se você estivesse na sala de reuniões e o director entrasse. levanta-se para saúda-lo, o que é uma forma de respeito. Devemos acostumar a tratar os nossos pais da mesma forma, levantado para cumprimentá-los quando chegarem e levá-los até a porta quando saírem.

Em geral, um filho deve satisfazer as vontades dos seus pais avidamente, porém há alguns limites:

  • Se os pais pedirem aos filhos para fazer alguma coisa que viola as leis judaicas, o filho deve, respeitosamente, recusar-se.
  • O filho pode discordar do pai quando ele lhe pede para fazer algo doloroso, humilhante e que causará uma grande perda financeira.
  • De forma semelhante, o filho deve recusar-se a fazer algo que seja perigoso ou que não seja saudável para os pais.

Há três áreas específicas, devido a sua natureza pessoal intensa, em que o filho não deve respeitar os desejos dos seus pais:

  • Na escolha de com quem se casará
  • Maximizar o estudo da Torá
  • Se quiserem mudar-se para Israel

Temor e Reverência

Além da mitzvá de honrar os pais, existe um segundo aspecto de temor e reverência. Os pormenores de como cumprir esta parte da mitzvá depende da sociedade em que vivemos. Mas o princípio básico é que deve haver linhas claras: "Eu sou o pai e você é meu filho. Nós não somos iguais".

Alcançamos isto observando algumas diretrizes:

  • Não se sentar na cadeira reservada para o seu pai ou mãe, como, por exemplo, não se sentar no seu lugar na mesa de jantar, e não se sentar na cadeira especial do seu pai ( a menos que peça permissão).
  • Não contradiga nada que seu pai fale, mesmo que esteja obviamente errado.Você deve dizer como se fosse algo que não tivesse certeza: “Se eu não estiver errado, eu vejo de forma diferente”. Você não deve validar as palavras de seu pai quando ele está presente, como dizer “eu acredito no que diz”. (Porém, validar a opinião dos pais quando estes não estão presentes, faz com que você dê honra aos seus pais).
  • Não chame os seus pais pelo seu primeiro nome. Numa situação em que for necessário dizer o nome dos pais, deve adicionar um título ao nome, como: “o meu pai chama-se senhor Joshua Goldberg”.
  • Não acorde os seus pais quando estiverem a dormir e não faça barulho que possa perturbá-los.
  • Um filho não deve ver os seus pais nus.
  • Não levante a voz nem fale de forma desrespeitosa ou que humilhe os seus pais. Além disto, bater ou amaldiçoar os seus pais é uma transgressão extremamente séria.

Às vezes, pode parecer desconfortável para os pais essas regras de honrar, especialmente quando devem ensinar aos filhos (e reforçar) aos filhos mais jovens. Mas, é importante ter em mente que muito mais do que honrar os pais, estaremos transmitindo aos nossos filhos boas características de carácter, dando-lhes estrutura para os relacionamentos futuros com amigos, colegas, filhos e com D´us.


Honra póstuma

A obrigação de honrar os pais ainda permanece depois do seu falecimento. Quando nos referimos a um pai ou mãe que faleceram, deve-se acrescentar uma expressão de honra, como no exemplo abaixo:

  • "Meu pai, zichrono Li 'vrachá" , ou seja, de abençoada memória. (Para uma mãe, a primeira palavra é zichroná).
  • "Meu pai, alav ha 'shalom" , que descanse em paz. (Para uma mãe, a primeira palavra é aleh 'há).

Se a pessoa for casada e tiver filhos, dar o nome dos seus parentes falecidos, como pais, avós e outros parentes é considerado uma honra para com os seus pais. Há também o costume sefaradi de dar nomes dos parentes vivos.

Outras formas de honrar os pais postumamente incluem:

  • Dar tzedaká em seu nome
  • Recitar o Kadish nos primeiros 11 meses depois da morte, e em cada yurtzait (aniversário da morte)
  • Fazer a oração de Yizkor nos feriados judaicos
  • Acender uma vela em seu yurtzait (aniversário de morte)
  • Segurar a Torá no yurtzait.

Aumentar o seu compromisso com a Torá e as Mitzvot é uma grande fonte de mérito para os seus pais, mesmo depois da morte.

Os parentes

Há também um número de parentes secundários que os filhos também têm a obrigação de honrar:

  • Avós
  • Sogros
  • Padrastos e madrastas
  • Irmãos mais velhos
  • Tios e tias

Num caso de reivindicações conflituosas, a honra aos pais vem em primeiro lugar. E, a obrigação de honrar os parentes não inclui os aspectos descritos em “temor e reverencia”, como não chamar pelo primeiro nome, não se sentar em seu lugar na mesa, etc.
E, finalmente, todos os pais têm um desejo profundo de ver a sua família em paz um com o outro. Então, os filhos devem levar em consideração este desejo, e tomar cuidado, evitando brigas com irmãos e outros parentes, para não causar dor aos seus pais.


Quando os pais são pessoas difíceis

Na realidade os pais não são perfeitos. E muitos deles podem ser objectivamente problemáticos. Porém, não importa o quão complicado seja o comportamento do pai, o filho deve honrá-lo e respeitá-lo. E esta regra também se aplica quando um pai biológico abandona o seu filho ou se é um pai rude, desagradável ou embaraçoso. O Talmud conta sobre uma mãe que cospe no rosto do seu filho, mas, mesmo assim o filho preserva a sua postura e continua a honrá-la.
Ao mesmo tempo, enquanto a honra aos pais é uma tremenda mitzvá, também é preciso ser responsável pelo seu próprio bem-estar. Não é permitido arriscar a sua saúde emocional ou física por causa dos seus pais. Então, se o filho não consegue lidar com o comportamento dos pais, é permitido que mantenha distância.
Porém, a mitzvá ainda existe. Por exemplo, ainda é proibido usar o primeiro nome dos pais ou contradizê-los em público. E deve sempre ter consideração aos pais por terem lhe dado o presente da vida.
Com certeza, tudo isto não isenta um pai que seja abusivo. Pelo contrário, os pais não devem ser excessivamente rigorosos com relação a sua honra, e podem até escolher privar-se dela quando apropriado.
Os filhos são como jóias que os pais possuem e devem, por sua vez, polir e educar. Aqueles que falham no seu dever de construir uma relação afectiva e amorosa com os seus filhos, pagarão um alto preço por esta negligência.