23.8.08

Porção Semanal da Torá: Ékev


Devarim (Deuteronómio) 07:12 - 11:25


Nesta semana Moshe continua a sua explicação, garantindo ao Povo de Israel prosperidade e boa saúde caso sigam as Mitsvót (mandamentos). Relembra-nos para recordarmos a nossa história e para que saibamos que podemos e devemos confiar em D'us. Entretanto, devemos ser muito cuidadosos para não nos distrairmos com o nosso sucesso material, sob risco de chegarmos a esquecer e a ignorar o Todo-Poderoso.

Moshe adverte-nos contra a idolatria (a definição de idolatria é acreditar que qualquer outra coisa além de D'us possa ter Poder) e contra a auto-suficiência (Não digas que por minha virtude D'us trouxe-me para ocupar a terra de Israel... mas sim, por causa da maldade dos povos ocupantes. D'us os expulsou e te colocou lá). A Torá detalha, então, as nossas rebeliões contra D'us durante os 40 anos no deserto e a outorga das Segundas Pedras da Lei – é verdade: os 10 Mandamentos estavam gravados em pedra, não em madeira (Moshe quebrou as primeiras Pedras da Lei, contendo os Dez Mandamentos, após ver o Povo idolatrando um Bezerro de Ouro).

A porção dessa semana dissipa uma concepção errónea muito comum. Muitas pessoas pensam que o trecho O Homem não vive só de pãosignifica que são necessários alimentos adicionais além do pão para sobrevivermos. A citação da Torá, por completo, é a seguinte: “O Homem não vive só de pão, mas de tudo que sai da boca de D'us.

A Torá, então, responde à pergunta que todo ser humano já se fez: “O que D'us quer de Nós?

Resposta:Somente que tenhamos consciência de Dus, para seguir por os Seus caminhos e O amar, servindo-O com todo o nosso coração e toda a nossa alma.

Devemos seguir os mandamentos e os decretos Divinos... para que tudo o que é bom recaia sobre nós(Devarim 10:12).

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “ [D’us falou:] E assim será se vocês seguirem os Meus mandamentos que os ordeno hoje (Devarim 11:13)”, e traz uma relação de bênçãos a quem seguir estes mandamentos. Este trecho da Torá é recitado diariamente na prece Shemá Israel. A Torá transmite, que haverá recompensas por cumprirmos os mandamentos do Todo-Poderoso. Sobre a primeira palavra em hebraico desta frase, ‘Vehaiá’ (‘E assim será), o Rabino Haim ben Atar (Itália e Israel, 1696-1743), autor do famoso

livro Or HaChaim, comentou: “A palavra ‘Vehaiá’ denota alegria. Ela veio acrescentar um parâmetro importantíssimo a este versículo: todos os mandamentos da Torá devem ser cumpridos com alegria. A verdadeira alegria vem somente quando a pessoa pratica actos bons. Entretanto, se a pessoa tem sentimentos elevados mas desprovidos de um verdadeiro significado, trata-se apenas um estado temporário que não perdurará”.

Há muitas atitudes que as pessoas podem tomar em relação a praticar bons actos. Uma delas é sentir pesar por não fazer o que é correcto. Outra atitude é o temor da punição. Todavia, mesmo que nos versículos 16 e 17 a Torá relate sobre as punições por se fazer o mal, o sentimento que vem primeiro deve ser o da alegria por fazermos o bem.

A maioria das pessoas come porque gosta de comer, sem levar levar em conta que se não comerem por alguns dias acabarão por colocar as suas vidas em perigo. Muito poucas pessoas se sentam na frente de uma deliciosa refeição e dizem para si: ‘É melhor eu comer pois senão morrerei”. No caso de estarem sem apetite algum, precisarão esforçar-se a comer, mas a vasta maioria das pessoas centra-se apenas no prazer de comer.

O mesmo se dá com as Mitsvót. Mantenhamos o foco na alegria da satisfação espiritual que conquistaremos. E caso a pessoa não tenha ‘apetite’ por fazer o bem, precisa então encontrar outras motivações. Uma pessoa espiritualmente saudável experimentará grande prazer em praticar o bem!