5.1.08

SEJA UM VENCEDOR


"Era uma vez uma floresta com três leões. Um dia, o macaco, representante eleito dos animais, reuniu todos os bichos e disse:
- Nós todos sabemos que o leão é o rei dos animais. Mas existem três leões fortes nesta floresta. Qual deles deverá ser o nosso rei?
Os três leões ficaram preocupados, pois concordavam com os outros animais. Mas como escolher entre os três? Eles não queriam lutar entre si, pois eram muito amigos. Foi decido então que os três deveriam escalar a montanha mais alta da floresta, e aquele que atingisse o pico primeiro seria consagrado o rei.
No dia combinado, milhares de animais cercaram a montanha para assistir a grande escalada. O primeiro leão tentou, mas não conseguiu.
O segundo tentou, mas também não conseguiu. O terceiro, a exemplo dos outros, também não conseguiu.
Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal a questão continuava: quem seria o rei, já que nenhum dos três havia conseguido?
Foi nesse momento que a águia, já idosa e de grande sabedoria, pediu a palavra, dizendo já saber quem seria o novo rei. Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
- É simples - falou a águia sábia - Eu estava voando entre eles, bem de perto, e, enquanto eles voltaram para o vale, eu escutei o que cada um disse para a montanha. O primeiro leão disse: "Montanha, venceste-me". O segundo, a exemplo do primeiro, também disse: "Montanha, venceste-me ". O terceiro leão aceitou que havia sido vencido, mas com uma diferença. Ele olhou para o topo da montanha e disse:
"Montanha, venceste-me desta vez, mas já atingiste o teu tamanho final, e eu ainda estou a crescer e a ficar cada dia mais forte. Ainda te hei-de vencer".
- A diferença - completou a águia - é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota, e quem pensa assim é rei de si mesmo, e está preparado para ser o rei dos outros!
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente o terceiro leão, que foi coroado rei entre os animais".
Não importa o tamanho dos problemas ou das dificuldades que você tenha. Você está sempre crescendo, evoluindo. Você é maior que todos os seus problemas! Para ser um vencedor, o que importa é a atitude.

Uma postura positiva diante das dificuldades é a diferença que faz a diferença.

----------------------------------------------

Na Parashá desta semana, Vaeirá, D'us pediu para que Moshé falasse com o faraó e pedisse para o povo judeu sair. Mas como o faraó se negou, D'us começou a mandar pragas ao Egipto, que atormentaram os egípcios e quebraram a sua resistência, até que o faraó concordou com a saída dos judeus. Porém, se prestarmos atenção, há algo um pouco estranho na forma com que D'us pede que Moshé fale com o faraó. Assim diz o versículo que descreve o pedido de Moshé ao faraó: "Iremos numa jornada de 3 dias no deserto, e sacrificaremos para o Eterno, o nosso D'us, como Ele nos dirá" (Shemot 8:23). Quando D'us falou para Moshé pedir apenas 3 dias, Ele estava sendo honesto com o faraó? Sabemos que o povo judeu, na verdade, saiu em liberdade para sempre!
Explicam os nossos sábios que o pedido inicial de D'us realmente foram apenas 3 dias, não houve nenhuma falta de sinceridade. Porém, o faraó rejeitou o pedido de D'us. Quando o faraó finalmente resolveu deixar o povo judeu sair, após as 10 pragas, o pedido não era para apenas 3 dias, era a libertação para sempre.
D'us não mentiu, por que Ele inicialmente pediu para Moshé falar ao faraó que eram apenas 3 dias de viagem, mas na verdade Ele queria, desde o início, libertar o povo judeu para sempre?
A resposta é um fundamento muito importante para a nossa vida. Se alguém nos pedisse para que mudássemos completamente o nosso estilo de vida, e do dia para a noite nos tornássemos tão puros e bondosos quanto o maior rabino, provavelmente seria um pedido impossível de ser cumprido. Não porque não somos boas pessoas, ou porque não temos um grande potencial espiritual. Porém, há desafios que são tão gigantescos que são virtualmente impossíveis. Talvez se nos dessem alguns anos de preparação, mas não imediatamente. As pessoas normalmente crescem de forma gradual.
D'us não pede nada a um ser humano algo que seja impossível de cumprir.
D'us sabia que o faraó estava muito conectado com as suas posses materiais, e os escravos judeus eram parte delas. Pedir ao faraó que abrisse mão, para sempre, de parte das suas riquezas, seria pedir demais, seria um teste que o faraó não poderia passar. Por isso inicialmente D'us pediu apenas 3 dias, para ir preparando lentamente a cabeça do faraó, para que ele entendesse que os judeus não seriam os seus escravos para sempre.
Todos nós somos boas pessoas, querendo viver num mundo melhor. Todos queremos atingir o nosso máximo potencial espiritual. Porém, quando começamos os primeiros passos da Teshuvá (retorno aos caminhos correctos), parece tudo difícil, parece que será impossível continuar a crescer. Olhamos para a montanha e pensamos que ser impossível chegar ao alto. Fora todas as pressões, pessoas que nos menosprezam, que nos ridicularizam, que não nos entendem. Parece que não vai dar.
Mas temos que ter claro que o D'us quer de nós não é que estejamos imediatamente no topo da montanha. D'us sabe que não podemos mudar as nossas vidas da noite para o dia. Ele espera um crescimento aos poucos, com passos sólidos, sem precipitações. Por isso cada passo, cada Mitzvá, cada conquista é muito importante. Temos que nos orgulhar de cada passo, como uma pessoa que sobe lentamente uma montanha, sem perder o objectivo de chegar ao pico mais alto, mas festejando cada pequena conquista. Assim, passo a passo, certamente chegaremos ao nosso máximo potencial.

Rav. Efraim Birbojm