5.1.08

A pessoa humilde...


Uma boa semana! Quando estudava no colegio (Beaverton High School), fui colocado na classe mais avançada de inglês. Numa das aulas de estudo de poesia, fui instruído a escolher um poema de um poeta moderno e analisá-lo. O professor ficou furioso quando expliquei uma rima de uma estrofe como não tendo

nenhum significado especial – disse que o poeta simplesmente escolheu a palavra porque precisava de uma rima (isto foi naquela época onde os poemas ainda rimavam...). Ele deu-me zero no trabalho!

Como tive a sorte de analisar o poema de um poeta vivo, escrevi-lhe a perguntar que significado especial estava embutido na rima daquela estrofe. Nunca esquecerei o olhar do meu professor quando lhe mostrei a resposta do poeta: “Eu não tinha nada de especial em mente quando escrevi aquela estrofe em particular. Apenas precisava de uma palavra que rimasse”. Sim, o professor mudou a minha nota!

Então, em honra ao meu professor de inglês (bem como uma lição para mim...), apresento-lhes:

O que é Humildade e porque precisamos dela?

A Torá conta que “... Moshe (Moisés) era muito humilde, mais que qualquer pessoa na face da Terra” (Bamidbár 12:3). Todos os outros profetas recebiam a sua profecia dormindo ou em transe, mas Moshe podia falar directamente com o Criador. D’us ditou a Moshe como escrever a Torá, palavra por palavra, letra por letra. Moshe, portanto, sabia que D’us afirmou que ele era e seria o maior de todos os profetas. A

grande pergunta é: como foi possível para ele ser humilde depois que o Todo-Poderoso lhe disse que era o homem mais humilde do mundo?

A resposta reside na própria definição de humildade. Humildade não é ser um ‘tolo’ – um perdedor dócil, patético, sem autoconfiança e submisso. Humildade é saber exactamente quais são os nossos talentos e capacidades – e reconhecer que eles e tudo o mais que temos são uma dádiva do Todo-Poderoso. Moshe entendia que ele era o único profeta que jamais conversou ‘cara a cara’ com o Todo-Poderoso (Devarim, 34:10). Mas também entendia que este nível de profecia era uma dádiva Divina. Humildade é uma postura íntima de cada pessoa.

Humildade também é um requisito para se estudar Torá. Os nossos Sábios assemelham a Torá com a água. Ela é necessária para a vida, é essencial para o crescimento e para atingirmos o nosso potencial. A água flui da montanha para os lugares mais baixos, e não o contrário. Se a pessoa é humilde, há lugar para a Torá entrar. Se é toda ‘cheia’ de si, há pouco lugar para qualquer outra coisa. Para extrairmos o máximo do nosso potencial, precisamos ser humildes.

Ao percebermos a nossa pequenez em comparação a todo o universo e o poder do Todo-Poderoso, adquiriremos a humildade. Ao darmos conta da vasta quantia de conhecimento que não temos e os erros que já cometemos, automaticamente obteremos a humildade. Ao reconhecer a fragilidade do corpo humano e como até a mais forte das pessoas em algum momento do futuro ficará fraca e morrerá, seguramente conseguiremos incorporar a característica da humildade dentro de nós. A única maneira de se ter arrogância é carecer da consciência de como funciona a realidade da vida. Moshe possuía o mais alto nível de consciência e, portanto, era o mais humilde dos homens.

Por que uma pessoa precisa de humildade? Uma pessoa realmente humilde aprenderá dos demais, fará perguntas quando tiver dúvidas e estará aberta a críticas. Ela não sente necessidade de ter poder sobre os outros ou de sentir-se superior focando nas suas deficiências. Ela não se deixará influenciar por insultos ou participará de rixas e intrigas. Pedirá perdão e não culpará o próximo. É capaz de ver o lado positivo dos outros e, portanto, conseguirá amar os demais. (Amor é a emoção do prazer que a pessoa sente ao focar o lado bom do próximo).

Uma pessoa arrogante exige que tudo seja exactamente do jeito que deseja. Tem pouca paciência e isto gera-lhe muita frustração e sofrimento. Uma pessoa humilde consegue aceitar mais facilmente os factos que não ocorrem da maneira que gostaria que fossem. Ela centra-se no lado positivo de cada situação e circunstância e tem mais alegria em viver.

A pessoa humilde defende a verdade e a rectidão, sem se influenciar pela opinião dos outros. Ela entende a realidade do que é importante: valores espirituais, D'us, a Torá, a verdade - e não o seu ego.