28.12.07

Porção Semanal da Torá: Shemót


Shemót (Êxodus) 01:01 - 06:01

Esta porção semanal conta uma história frequentemente repetida durante a História: Os Judeus tornaram-se proeminentes e numerosos. Então subiu ao poder, no Egipto, um novo rei que não conhecia Yossêf (José)(quer dizer, que resolveu não reconhecer Yossêf ou qualquer dívida de gratidão). Ele decretou a escravização do Povo Judeu para evitar que aumentem muito e, em caso de guerra, se aliem aos nossos inimigos e lutem contra nós, expulsando-nos da terra. (O anti-semitismo pode florescer com qualquer desculpa: não precisa ser lógica ou real.

Moshe nasce e é imediatamente escondido, por causa do decreto ordenando a matança de todos os meninos Judeus recém-nascidos. Moshe é salvo pela filha do Faraó, cresce nas dependências reais e sai para ver o sofrimento do seu povo. Ele mata um egípcio que estava a bater num hebreu, escapa para Midián quando o facto se torna público, torna-se um pastor de ovelhas e, então, é ordenado por Dus, Que lhe fala através de um Arbusto em Chamas, a tirar Meu povo do Egipto. Moshe retorna ao Egipto, encontra-se com o Faraó, que se recusa a permitir que os Israelitas saiam. Então Dus declara: “Agora vocês começarão a ver o que Eu farei com o Faraó!

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

O Todo-Poderoso fala a Moshe, através de um arbusto em chamas: “O local onde estás parado é um terreno sagrado(Shemót 3:5). Qual o significado mais profundo e qual a lição, que podemos tirar dessas palavras?

Quando uma pessoa se encontra em situações perturbadoras e difíceis, provavelmente dirá:

Quando D’us melhorar a minha situação, então estarei apto a estudar Torá e cumprir mais mitsvót, mas agora ainda não. Agora só consigo pensar nos meus problemas.

O Hafêts Haim, Rabino Israel Meir Kagan (Polônia, 1839-1933), um dos maiores sábios da geração passada, aplica o versículo acima a estes tipos de situações. O local onde estás parado, ou seja, a situação na qual te encontras agora, ela é sagrada. Se a tua situação na vida está difícil, é exactamente nessa situação que o Todo-Poderoso quer que O sirvas. D’us só dá às pessoas testes que conseguirão vencer e estes testes têm como finalidade o seu próprio crescimento e elevação espirituais. Os nossos Sábios ensinam-nos: “De acordo com a dificuldade, a recompensa.

Devemos empenhar-nos para dar o máximo de nós em cada situação, para servir o Todo-Poderoso com o melhor das nossas habilidades. Os frutos deste esforço virão no futuro.