23.12.07

Entrevista com D'us

ENTREVISTA COM D'US - PARASHÁ VAIECHI 5768 (21 de Dezembro de 2007)

"Outra noite tive um sonho estranho. Sonhei que estava a entrevistar D'us. Senti que era o momento oportuno de perguntar algo que há muito tempo me intrigava:
- D'us, o que mais Te surpreende na humanidade?
- As pessoas cansam-se de ser criança, têm pressa para crescer, e quando crescem querem voltar a ser criança outra vez. Perdem a sua saúde para ganhar dinheiro, e depois gastam o seu dinheiro para recuperar a saúde. Por pensar tão ansiosamente no futuro esquecem o presente, e no final não aproveitam nem o presente nem o futuro. Vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se não tivessem vivido"

----------------------------------

Nesta semana terminamos o primeiro livro da Torá com a Parashá Vaiechi, que nos descreve as Brachót (bênçãos) que Yaacov deu a cada um de seus filhos antes de morrer. Mas há algo estranho na ordem dos acontecimentos, pois primeiro a Torá diz "E os dias de Israel (Yaacov) se aproximavam da morte...." (Bereishit 47:29) e depois a Torá escreve "E foi depois destes acontecimentos que foi dito a José: 'Eis que o seu pai está enfermo'...." (Bereishit 48:1). Primeiro a Torá não deveria dizer que Yaacov estava doente, e somente depois que a sua morte se aproximava? E além disso, por que o nome da Parashá é "Vaiechi", que significa "e viveu", justamente quando se trata da morte de Yaacov?
Se D'us aparecesse num sonho e nos deixasse pedir qualquer coisa, o que pediríamos? Coisas como saúde, felicidade e juventude eterna.
Porém, há um Midrash (parte da Torá Oral) que nos ensina que os nossos antepassados pediram coisas diferentes. Até os dias de Avraham, as pessoas pareciam jovens até ao dia da morte. Avraham pediu sinais de velhice, para que as pessoas mais jovens pudessem honrar devidamente as pessoas mais velhas. D'us concordou com o pedido, e o primeiro que envelheceu foi Avraham. Até os dias de Itzchak, nenhuma pessoa sentia dores. Itzchak pediu sofrimentos, para que as pessoas já tivessem expiação de parte das suas transgressões aqui neste mundo, tirando o peso do Julgamento Celestial no final da vida. D'us concordou com o pedido, e Itzchak ficou cego. Até os dias de Yaacov, as pessoas morriam de repente, sem nenhum sinal antes. Yaacov pediu para D'us que mandasse alguma enfermidade antes da morte, para que a pessoa pudesse se preparar, terminar tudo o que estava pendente, se arrepender dos seus erros e instruir os seus filhos. D'us concordou com o pedido, e Yaacov foi o primeiro que adoeceu antes de morrer. É por isso que a Torá quis ressaltar que primeiro os dias de Yaacov chegavam ao fim, e somente depois ele adoeceu, como um aviso de que a morte se aproximava. Assim ele teve tempo de reunir todos os seus filhos e dar uma Brachá para cada um.
Portanto, vemos uma enorme diferença entre os pedidos que os patriarcas fizeram e os pedidos que nós faríamos para D'us. Isso mostra a diferença de parâmetros entre nós e os nossos antepassados. Nós preocupamo-nos com o nosso bem estar neste mundo. Buscamos mais comodidades, mais luxos, mais prazeres. Mas para os nossos patriarcas, ao contrário, sempre esteve muito claro que o objectivo da nossa existência era o Olam Habá, o Mundo Vindouro, e que aqui era apenas o "corredor de acesso", o local de preparação. Por isso tudo o quer eles pediam para D'us estava associado ao seu crescimento e bem estar espiritual, e se afastavam de qualquer prazer que fosse bom para o corpo mas prejudicial para a alma.
É por isso que a Parashá que fala da morte de Yaacov se chama "Vaiechi", pois os Tzadikim (Justos) sabem que a vida verdadeira não é neste mundo, e a morte é apenas uma transição para a vida verdadeira, a vida eterna. A palavra em hebraico para "Vida" é "Chaim", que é plural, isto é, significa "Vidas", e não existe singular, pois segundo o judaísmo não existe apenas uma vida, e sim duas: a vida neste mundo e a vida no Mundo Vindouro.
Os Salmos de David Hamelech ensinam o seguinte: "Os anos da vida de uma pessoa são 70, e se ele for forte, 80". Para uma pessoa que vive esta vida como uma preparação, e aproveita cada dia, no final ele viveu os 80 anos. Mas as pessoas que vivem apenas pelo mundo material não vivem 80 anos, morrem 80 anos.

SHABAT SHALOM

Rav. Efraim Birbojm