19.2.07

Arábia Saudita quer aliança com Israel contra Irão

A Arábia Saudita e outros Estados árabes fazem tentativas públicas de aproximação de judeus israelitas e americanos numa mobilização para enfraquecer a crescente influência do Irão, deter a violência no Iraque e no Líbano e pressionar para uma solução do conflito israelita-palestino, afirmou nesta segunda-feira o jornal USA Today.
O jornal ressaltou que a intensificação dos gestos de aproximação coincide com o papel decisivo que a Arábia Saudita teve na semana passada nas negociações para a formação de um governo palestino de coesão.
No mês passado, o príncipe Turki al-Faisal, embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos, assistiu a uma recepção organizada por associações de judeus americanos, relatou a publicação.
O evento era para homenagear um diplomata designado para lutar contra o anti-semitismo.
A presença do diplomata saudita não tem precedentes, teria dito, segundo o jornal, William Daroff, diretor, em Washington, da União de Comunidades Judias, que organizou a recepção.
A Arábia Saudita, Qatar e os Emiratos Árabes Unidos intensificaram contactos com Israel e com grupos judeus pró-Israel nos EUA, informou o USA Today.
A iniciativa tem a bênção do governo americano: a secretária de Estado, Condoleezza Rice, afirmou que seis Estados do Golfo Pérsico e o Egipto, a Jordânia e Israel constituem um novo alinhamento de moderados para se oporem aos extremistas apoiados pelo Irão e pela Síria.
Entre outras iniciativas, o assessor saudita para a segurança nacional, Bandar bin Sultan, reuniu-se a portas fechadas em Setembro com o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert, na Jordânia, informou Daniel Ayalon, ex-embaixador israelita em Washington.
Os Emiratos Árabes Unidos convidaram uma delegação da Conferência de Presidentes de Organizações Judias Americanas, segundo USA Today.
A Conferência apoia solidamente Israel.
O vice-primeiro ministro israelita, Shimon Peres, reuniu-se com o emir do Qatar no final de Janeiro para pedir que participasse num debate com estudantes árabes, acrescentou o jornal.



------------ ------Comentário mIsrael----------------------
Para países árabes se aproximarem de Israel é porque a ameaça iraniana é realmente séria e não "mania de perseguição" norte americana.