11.2.07

‘Mitsvá’ = mandamento

BOM DIA! Já se encontrou alguma vez numa situação em que tentavam convencer-lhe a fazer algo, dizendo: “É uma grande Mitsvá!”? A maioria das pessoas, ao usarem a palavra ‘Mitsvá’, estão a querer dizer ‘uma boa atitude’. Na verdade, a palavra ‘Mitsvá’ quer dizer ‘um mandamento’.
Por que a "Mitsvá" é considerada como sendo uma "boa atitude"? Geralmente a ‘Mitsvá’ que alguém quer que façamos é um acto de bondade e, portanto, é fácil relacionar um acto de bondade como uma atitude boa. No entanto, existem três categorias de mandamentos:
1 - Entre a pessoa e D'us
2 - Entre as pessoas
3 - Entre a pessoa e ela mesma
Na Torá (Os Cinco Livros de Moisés), o Todo-Poderoso ordenou o Povo Judeu a cumprir 613 categorias de Mitsvót (mandamentos): 248 mandamentos positivos (obrigações) e 365 mandamentos negativos (proibições). Embora muitos tenham ouvido apenas sobre os Dez Mandamentos, na verdade eles são 613. Os Dez foram entregues no Monte Sinai e os restantes foram dados durante os 40 anos de viagem pelo deserto, após o Povo Judeu sair do Egipto. Eis alguns exemplos de mandamentos:
- Entre a pessoa e D'us: acreditar em D'us, confiar em D'us.
- Entre as pessoas: fazer negócios com honestidade, dar caridade, fazer actos de bondade.
- Entre a pessoa e ela mesma: cuidar da própria saúde
As Mitsvót (plural de Mitsvá) são os meios para nos aproximarmos do Todo-Poderoso, crescermos espiritualmente e nos aperfeiçoarmos como indivíduos. Também são os meios para conquistarmos a nossa porção no Mundo Vindouro. O Rabino Moshe Haim Luzzato (Itália, 1707-1746), um famoso Sábio e cabalista, escreveu no seu livro ‘O Caminho dos Justos’ (disponível em www.feldheim.com o seguinte:
“As pessoas foram criadas com o propósito único de se alegrarem em D'us e terem o prazer do esplendor da Sua presença, pois esta é a verdadeira alegria e o maior de todos os prazeres possíveis. O local onde este prazer poderá ser verdadeiramente desfrutado é o Mundo Vindouro, que foi criado exactamente para nos prover todo este prazer. O veículo que conduz as pessoas a esta meta é as Mitsvót. O local para se praticar estas Mitsvót é unicamente neste mundo em que vivemos”.
Embora não saibamos a recompensa específica de cada Mitsvá, cabe a nós fazê-las o melhor possível, tanto em qualidade como em quantidade. Na verdade, deveria ser um prazer cumprir as vontades do Criador.
Muitas vezes as pessoas dizem: "Não sou religioso", querendo dizer: “Não sou observante dos mandamentos”. Porém, se a pessoa acredita em D'us, isto já a torna religiosa. Nenhuma pessoa cumpre todas as Mitsvót, mas tentamos o melhor que podemos. Todos estão numa ‘escala de Mitsvót’, que varia de ‘poucas Mitsvót’ até ‘muitas Mitsvót’.
Quanto mais Mitsvót fizermos, melhores seres humanos poderemos ser e melhores como Judeus poderemos ser. Em Miami, EUA, há uma sinagoga que iniciou uma campanha intitulada ‘Um Milhão de Mitsvót’. A ideia é que cada um de nós possa escolher uma ou mais Mitsvót e acrescentar àquelas que já faz. Qualquer um pode juntar-se a esta campanha, analisar as várias Mitsvót e escolher. Entre as Mitsvót listadas estão: Orações, Mezuzá, Caridade, Actos de Bondade, Hospitalidade, Visitar os Doentes, Amar o Próximo, Não Fofocar, Honrar o Pai e a Mãe, Levantar-se perante uma Pessoa Idosa, Honrar os Mestres, Teshuvá (arrependimento dos maus actos), Recato, Leis da Dieta Casher, Tefilin, etc. Clique em www.MillionMitzvahs.org para aprender mais e participar. Já há mais de 602.546 Mitsvót!
E, logicamente, que pode visitar-nos em www.aish.com e aprender mais sobre as Mitsvót, as festividades Judaicas e tudo que é Judaico!