19.10.06

UMA FRASE PARA PENSAR:

UMA FRASE PARA PENSAR:
“Acenar com a cabeça não faz remar o barco.”
Provérbio Irlandês

UM PENSAMENTO PARA ENTENDER:
“Ele poderia ter colocado iluminação ao longo dos caminhos da sabedoria, mas não teria nenhuma jornada. Quem descobriria as passagens secretas e os tesouros ocultos, se todos nós caminhássemos directo para o nosso destino?”

UMA HISTÓRIA PARA SE VIVER:
Quando a Torá nos foi entregue, 3319 anos atrás por meio de Moshe, ele instituiu a sua leitura pública pelo menos uma vez por semana para que ela nunca fosse esquecida (D’us nos livre).
A primeira coisa que percebemos é que ela começa com a criação do mundo por D’us, há 5767 anos. É interessante notar que o judaísmo é a única religião que parece importar-se com a data em que o mundo foi criado. Até mesmo o ano novo judaico é marcado por essa data, quando D’us criou o mundo a partir do nada!
Noutras palavras, o universo onde vivemos não é constituído por átomos, energia ou mesmo espírito. O seu bloco fundamental é... nada!
Então D’us está renovando a existência do mundo CONSTANTEMENTE se não ele voltaria ao nada!
Para poder ilustrar aqui está uma história.

Numa certa cidade existia um judeu que, no seu tempo livre, cavava poços, cisternas e diques de irrigação para aqueles que viajavam e passavam por aquela área. Assim eles teriam água facilmente acessível e os viajantes não sofreriam de sede.
Esse judeu gentil tinha uma filha que havia chegado à idade de casar. Ele encontrou um par perfeito para ela e foi marcada a data do casamento.
Mas então aconteceu uma tragédia. A moça estava a cruzar um rio no caminho para as preparações do casamento quando de algum modo escorregou, caiu e acabou por se afogar.
De facto as águas estavam tão turbulentas, profundas e turvas que o corpo nunca foi encontrado.
Quando as pessoas da região souberam do acontecido, foram até a casa daquele pai inconsolável para tentar confortá-lo de algum modo mas sem resultado. O pobre homem estava fora de si com amargura, dor e tristeza – recusando qualquer tipo de consolo.
Quando o Rabino Pinchas ben Yair passou para aquele local e viu aquela multidão a entrar e a sair, ele entendeu que estavam a confortar um enlutado e então também entrou. Mas o enlutado recusou-se a ouvi-lo também.
“Que tipo de judeu é esse?” Perguntou o rabino Pinchas a um dos presentes. “Por acaso ele é o primeiro a ser privado de alguém? Concordo que a morte da sua filha tenha sido horrível mas o que tem de diferente de qualquer outro enlutado? Por que está assim tão amargo?”“Rabino”, a resposta veio logo, “era costume deste homem cavar poços e dar um jeito para que todos tivessem água e agora a sua filha afogou-se justamente na água!!”O Rabino Pinchas respondeu: “O que?!?! Pode ser que ele tenha honrado o Criador com água e agora tenha sofrido justamente por causa da água?!?!”
Pouco momentos depois gritos de júbilo vieram da cidade. “A menina voltou!”
Alguns dizem que de repente ela agarrou-se a uma vara que apareceu do nada na água, outros dizem que um anjo com a face do Rabino Pinchas ben Yair a salvaram.

Isso responde à nossa pergunta. É verdade que D’us cria tudo no mundo constantemente mas constantemente o mundo esconde esse facto. A palavra em hebraico para ‘mundo’ e ‘esconderijo’ são quase idênticas. “Haolam”
Foi por isso que D’us criou o Homem.
Ele pode purificar os seus motivos, intelecto, emoções, pensamentos, falas e acções como os Tsadikim na história acima, podendo realmente revelar a verdade: Como o Rabino Pinchas na história acima, podendo realmente revelar a verdade: Que D’us é realmente o Criador e o mundo é um milagre constante.