15.10.06

Por que os homens judeus usam uma kipá ?












O homem foi criado "à imagem de Deus". Portanto, ele deve vestir-se com dignidade.
A cabeça, como fonte da moral, representa a parte mais importante do corpo humano.
Cobrindo a cabeça, somos lembrados da omnipresença divina, e tomamos a consciência de que a humildade é a essência da religião.
A verdade é que ninguém sabe ao certo como, quando e por que surgiu o costume. Durante muito tempo, as autoridades religiosas não consideravam obrigatório o uso da kipá. Somente no século XIX, face ao perigo da assimilação, os judeus ortodoxos adoptaram a kipá como símbolo da particularidade judaica, e fizeram do costume uma lei.
A kipá é um lembrete constante da presença de D'us. D'us acompanha-nos, protege-nos e guia-nos sempre. A kipá deve estar sempre sobre a nossa cabeça, lembrando que há alguém acima de nós, que nos acompanha e observa os nossos actos. Isso faz com que reflictamos mais sobre o nosso comportamento e as nossas acções.
O Talmud, no tratado de Shabat, traz a passagem, "Hicon licrat Elokecha Yisrael", "Prepare-te diante do teu D'us, Israel". Baseado nesse versículo, os nossos Sábios costumavam preparar-se no momento da prece demonstrando que estavam prestes a ter um encontro com o Rei dos Reis.O Talmud relata-nos, que certo Sábio calçava um sapato especial e um outro trocava a sua roupa vistosa por outra mais simples (por temor diante da grandeza de D'us). Seguindo esta motivação, costumamos usar o chapéu em adição a kipá no momento da reza.
O chapéu vem como um preparo para a conferência particular a qual estamos nos aprontando. O gartel, o cinto o qual muitos judeus costumam usar durante a oração, também é usado pelo mesmo motivo.
Há mais uma razão para o uso do chapéu que consta na Cabalá: a de que há duas luzes, duas forças divinas, que envolvem cada pessoa. Há a camada de luz mais próxima a pessoa e uma camada mais distante. A kipá representa esta luz da camada mais próxima. Já o chapéu vem representar a camada de luz mais externa que cerca a pessoa.