20.10.06

Porção Semanal da Torá: Bereshit

Bereshit (Gênesis) 01:01 - 06:08

Os Cinco Livros de Moisés começam com os Seis Dias da Criação, o Shabat, a história do Jardim do Éden e segue relatando a primeira transgressão, as suas conseqüências e a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden; Caim e Abel; e as Dez Gerações até Noah (Noé), prelúdio para o Dilúvio.
Um dos mais profundos versículos em toda a Torá é “E D'us criou o homem à Sua própria imagem”. Uma vez que o Criador não tem forma ou imagem, esse versículo ensina-nos que fomos dotados de livre arbítrio, moralidade, razão e a habilidade de imitar D'us, que nos concede somente bondade.
Além disso, ao nos conscientizarmos de que fomos criados à imagem de D'us, compreenderemos que temos um valor intrínseco e, conseqüentemente, não faz sentido ficarmos deprimidos, pensando se temos ou não algum valor!


Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “Então o Todo-Poderoso formou o homem a partir do pó da terra e soprou nas suas narinas o ‘sopro’ da vida, e o homem tornou-se uma alma viva (Gênesis 2:7)”. O que este versículo nos ensina sobre nós?
O Rabino Samson Raphael Hirsch (Alemanha, 1808-1888), um escritor incrivelmente prolífico e intelectual (e verdadeiramente surpreendente, que conseguiu transformar a comunidade Judaica da cidade de Frankfurt, na Alemanha, de uma situação de quase completa assimilação para uma comunidade de Judeus activos, devotos e dedicados) escreveu na sua fabulosa obra prima de filosofia Judaica, The Nineteen Letters (disponível em www.feldheim.com/cgi-bin/category.cgi?item=0-87306-696-0&type=store&category=search) o seguinte:
“O que é o ser humano? Cada fibra do seu corpo é uma criação da ‘mão’ de D'us. O seu espírito, uma centelha divina, a sua personalidade, invisível como o próprio Todo-Poderoso, trabalha neste microcosmo e controla o seu intelecto e o seu corpo. Aprenda a considerar-se sagrado(a) como uma criação do Todo-Poderoso e consagre-se à sua missão de ‘servo(a) do Criador’”.
Vivemos numa era estressante onde muitas pessoas sofrem de sentimentos de inferioridade. Porém, uma pessoa que vive com a realidade de que foi criada à imagem do Criador do universo irá sentir-se tão positiva sobre si mesma que não mais terá sentimentos de inferioridade.
Quanto mais integrarmos este conceito, mais demonstraremos honra e respeito aos demais, pois eles também foram criados à imagem de D'us, e melhor ainda nos sentiremos!

SHABAT SHALOM