15.5.06

Hamas convoca combatentes em todo o mundo

Desde a subida do Hamas ao poder "não" temos visto o noticiário correcto das acções no Médio Oriente, como por exemplo na imprensa brasileira. Não sei por que está havendo uma óbvia sonegação da informação verdadeira: uma opção editorial em não informar. Como as fontes internacionais, para mim, ou para as grandes redes são exactamente as mesmas, é muito simples saber o que é publicado e o que não é.
1) Ainda ontem, no Jornal da Globo, a pergunta que o apresentador fez para o correspondente em Nova Iorque era "se o presidente Bush já havia respondido a CARTA CONCILIATÓRIA que o presidente do Irão enviou"... Mais um daqueles casos que todo mundo comenta o que não leu... Você pôde ver os pontos "conciliadores" no email de ontem.
2) Anteontem, a marinha israelita abordou e apreendeu um barco na costa da Faixa de Gaza com um carregamento de 500 kg de explosivo militar.
3) Ontem, havia duas notícias significativas, mas apenas uma foi divulgada: a decisão do "quarteto" em voltar a dar a ajuda econômica aos palestinos e a nota sobre Israel querendo impor condições para isso.
4) A Jordânia prendeu hoje 20 membros do Hamas que foram postos na TV estatal, uma hora antes do envio deste email (16:00h) confessando que monitoravam agentes de informações jordanianos e turistas para possíveis ataques. Com eles foram apreendidos dezenas de granadas de mão e foguetes Katiusha DE FABRICAÇÃO IRANIANA - segundo a polícia da JORDÂNIA!!! Um dos presos confessou na TV ter sido treinado na SÍRIA!http://www.iranmania.com/News/ArticleView/Default.asp?NewsCode=42777&NewsKind=Current%20Affairs - Hamas treina e recruta na Sìria e no Irão - jornal iraniano publicado em Londres.
5) Hoje, no Líbano, o representante do Hamas, Osama Hamdan, fez um discurso pelo direito dos palestinos transportarem armas militares abertamente nos territórios ocupados como única forma de recuperarem a sua liberdade: Líbano não é território ocupado; Faixa de Gaza não é mais território ocupado! Ao mesmo tempo outras agências de notícias divulgam que Hamas e Fatah concordam em "cessar fogo" entre si...
6) Ainda ao mesmo tempo vários jornais publicaram que o Hamas vai aceitar a linha de fronteira de 1967.
7) A segunda notícia, sequer divulgada como nota, não apareceu nem na CNN nem na BBC na TV, mas estava nos plantões de notícias das agências internacionais e era terrível: o líder do Hamas, Khaled Meshaal, conclamava todos os muçulmanos do mundo a enviar dinheiro para o Hamas, enviar qualquer tipo de armamento e enviar voluntários para a luta contra Israel . Ainda pela nota original divulgada pela Associated Press e pela Reuters, os cerca de 30 dos clérigos mais importantes do mundo que estão na Conferência de Doha, pretendem publicar uma FATWA (uma lei religiosa muçulmana) OBRIGANDO AOS FIÉIS MUÇULMANOS EM TODO O MUNDO A AJUDAREM "O GOVERNO ISOLADO PALESTINO LIDERADO PELO HAMAS". Como ninguém viu isso, fica até meio inacreditável. Se duvida, vá a uma das fontes e aproveite e grave a página em seu computador:
http://www.channelnewsasia.com/stories/afp_world/view/207720/1/.html - MEDIACORP NEWS ASIAhttp://www.smh.com.au/news/World/Hamas-wants-backers-to-send-arms-money/2006/05/11/1146940637770.html - Austráliahttp://tvnz.co.nz/view/page/411365/712637 - Nova Zelândiahttp://www.theaustralian.news.com.au/story/0,20867,19098409-23109,00.html - Austráliahttp://www.abc.net.au/news/newsitems/200605/s1635693.htm - Austrália

Estranhamente a nota foi publicada na imprensa de países da Oceania não sendo publicada no Ocidente, pelo menos até agora, nem nos sites dedicados apenas à notícias. O que é isso? A imprensa ocidental como um todo está engajada numa guerra para sempre descaracterizar o aspecto religioso do conflito mundial atual? Olha que ridículo, eu, um jornalista que até abusa da liberdade de expressão com o mesmo discurso de botar "a culpa na mídia"... Minha mulher é que sempre diz: "Omitir não é mentir". Mas eu não penso assim... Isso deveria ser manchete de primeira página e mal é citado!Entendeu a questão? O Hamas quer voluntários internacionais para lutar contra Israel! A religião muçulmana, representada religiosamente pelos seus mais importantes clérigos quer obrigar os muçulmanos a lutar contra Israel enquanto em Teerão o cretino continua tentando assumir a representação política muçulmana, prometendo varrer Israel do mapa (hoje, novamente). Fazer um guerrilha de um lado da fronteira para outro, por cima da cerca de Gaza? Muito estranho e perigoso. Militarmente é uma guerra desequilibrada e que não existe. Se o Hamas partir para o confronto directo será uma carnificina. Não parece para ninguém que os palestinos votaram para todos se tornarem mártires. Esse anúncio público vai forçar Israel a fechar os postos de passagem, controlar o litoral da Faixa de Gaza (muita gente sempre perguntou para que serve a marinha em Israel...) e, quem sabe, ocupar Rafah novamente para fechar e controlar a fronteira com o Egipto. E aí, aumentarão as acusações de que Israel isola os palestinos... Mas há alternativa? Neste caso, não. Como vêm acontecendo desde a eleição do Hamas, os cenários que armam a catástrofe do povo palestino mudam várias vezes por dia...
José Roitberg - jornalista