14.5.06

Dia das Mães

BOM DIA! Este domingo é o Dia das Mães. Na verdade, de acordo com a Torá, todo dia é Dia das Mães (e Dia dos Pais também!). A Torá nos diz:: “Honre seu pai e sua mãe”. Ela não disse: “Honre seu pai e sua mãe SOMENTE se forem pais perfeitos”, mas honre-os porque eles tornaram nossa vida possível.
Existe um ditado conhecido: “Uma mãe consegue cuidar de 12 filhos, mas 12 filhos não são o suficiente para cuidar de uma mãe”. Parece que em algum lugar da grande jornada de se educar os filhos, os pais não tiveram suficiente sucesso em instilar-lhes as características de gratidão e responsabilidade. (Recentemente um homem me contou que havia parado de visitar sua mãe nos últimos anos porque não conseguia agüentar vê-la se deteriorando, e queria lembrar-se dela como ela era anteriormente. Hummm ... obviamente esta pessoa colocou seus próprios sentimentos à frente dos sentimentos e necessidades de sua mãe. Creio que isto se chama egoísmo).
Vi um adesivo num carro com os seguintes dizeres: “Seja bom com seus filhos. Serão eles que escolherão seu asilo de velhos”. Se alguém acha esta frase cômica, é porque há um fundo de verdade nela. Devemos ser bons com nossos filhos porque esta é a coisa certa a ser feita. Entretanto, há coisas que podemos fazer para ajudar as crianças (ou adolescentes, ou até mesmo adultos) a desenvolverem a perspectiva correta sobre gratidão, bondade e prioridades.
Gostaria de compartilhar com vocês um belo quadro que recebi de Y. Homnick, cuja mãe, aos 96 anos de idade, mantinha 132 famílias semanalmente para o Shabat, em Jerusalém!


QUANDO D’US CRIOU AS MÃES
Quando o Todo-Poderoso fez as mães, já era o sexto dia e Ele estava trabalhando em hora extra. Um anjo apareceu e disse: “Por que o Senhor está gastando tanto tempo nesta aí?”
E o Todo-Poderoso respondeu: “Você já viu a lista de especificações dela? Ela precisa ser completamente lavável, mas não de plástico, ter 200 partes móveis, todas substituíveis, ter um colo onde caibam 3 crianças de uma vez, ter um beijo que cure qualquer coisa, desde joelho arranhado até coração partido, e tenha 6 pares de mãos!” O anjo ficou impressionado com os requerimentos para esta criatura. “Seis pares de mãos?! Impossível !”, disse o anjo.
D´us respondeu: “Não são as mãos que são o problema. São os 3 pares de olhos que as mães precisam ter!” “E tudo isto no modelo ‘standard’?”, perguntou o anjo.
O Criador respondeu: “Sim, um par de olhos para enxergar através da porta fechada quando ela pergunta às crianças o que estão fazendo, apesar de já saber. Outro par atrás da cabeça para ela ver o que precisa saber, apesar de ninguém pensar que ela pode. E o terceiro par na frente da cabeça. Servirá para olhar uma criança errante e transmitir-lhe que ela a entende e a ama mesmo sem dizer uma única palavra!”
O anjo tentou demover o Todo-Poderoso: “Isto é muito trabalho para um só dia. Espere até amanhã para acabar”. “Eu não posso!”, protestou D’us, “Estou quase acabando esta criação. E ela é tão próxima ao Meu coração!”
O anjo aproximou-se e tocou a mulher. “Mas o Senhor a fez tão frágil, Todo-Poderoso!” “Ela é frágil”, D’us concordou, “mas Eu também a fiz dura. Você não tem idéia do que ela pode agüentar ou conseguir!” “Ela poderá pensar?”, perguntou o anjo.
O Criador respondeu: “Não só será capaz de pensar, mas também de argumentar e negociar!” O anjo então percebeu alguma coisa, esticou sua ‘mão’ e tocou na bochecha da mulher. “Ops, parece que há um vazamento neste modelo. Eu lhe disse que o Senhor estava querendo colocar coisas demais nela!”
“Não é um vazamento”, Objetou D’us, “É uma lágrima!”
“Para que serve uma lágrima?”, perguntou o anjo.
O Todo-Poderoso respondeu: “A lágrima é sua forma de expressar alegria, sofrimento, seu desapontamento, sua dor, sua solidão, sua tristeza e seu orgulho!”
O anjo estava impressionado: “O Senhor é um gênio, Todo-Poderoso! O Senhor pensou em tudo!
As MULHERES são realmente maravilhosas!”