25.3.06

A existencia de D'us e a Tora

UMA BOA SEMANA!

Na Semana passada escrevi sobre as duas mais importantes questões na vida: “Será que D'us existe?” e “Será que Ele nos deu a Torá?”. Também lhes recomendei os livros (em inglês) ‘Permission to Believe’ e ‘Permission to Receive’, de autoria de Lawrence Kelemen (disponíveis em www.targum.com/store/Kelemen.html) para quem quisesse se aprofundar nestes assuntos.
Esta semana (e nas próximas) gostaria de lhes apresentar as evidências proféticas que demonstram que existe um D'us e que Ele nos deu a Torá. Como? A primeira coisa que precisamos entender é que profecia não é futurologia ou apenas um ‘palpite certeiro’, mas sim uma declaração de que algo ocorrerá contra a lógica comum, a experiência e a dinâmica normal do mundo. Ao apresentar uma profecia e demonstrar que ela realizou-se nos mínimos detalhes, estabelece-se o fato de que existe uma Fonte Superior de sabedoria de onde esta profecia proveio e também um Controle Superior que garante que ela se concretize: D'us.
Eis 4 profecias (de um total de 7) da Torá que marcam as 7 Maravilhas da História Judaica:
1. Nação Eterna
Foi profetizado na Torá que a nação Judaica seria eterna: “E estabelecerei Meu pacto entre Eu, vocês e os seus descendentes, por todas as gerações. Um pacto eterno de ser Vosso D'us e dos seus descendentes (Bereshit 17:7)”. Esta profecia é repetida muitas vezes na Torá (Vaikrá 26:43, Devarim 4:26-27, Devarim 28:63-64).
O que é necessário para uma nação sobreviver como um povo distinto? Os historiadores dirão que é necessária uma grande quantidade de pessoas numa terra, com uma língua em comum e uma História compartilhada. A Historia Judaica comporta-se de maneira oposta a estes pré-requisitos. Não apenas isto, mas existem profecias específicas de que seremos pequenos em número, exilados e dispersos, porém sobrevivemos até hoje, enquanto é correcto dizer que a maioria das pessoas nunca ouviu falar dos Hititas, Emoritas, Perizitas, Jebusitas ou Guirgashitas que eram nossos contemporâneos há mais de 3.000 anos atrás.
2. Exílio e Dispersão
“E vocês serão dispersados por entre as nações, deixando o seu país desolado e as suas cidades em ruínas (Vaikrá 26:33)”.
A dispersão do Povo Judeu pelos quatro cantos do planeta é um fenômeno único na História da humanidade (houve outras 9 dispersões de povos de uma terra para outra). O Povo Judeu perambulou e habitou em quase todos os locais do planeta, embora conseguindo manter a sua identidade nacional.
Não ouvimos falar de múltiplos Exílios, uma vez que após o primeiro, o povo dispersado geralmente desapareceu, sendo absorvido entre os outros povos. Na História humana, exílios múltiplos e dispersões são únicos somente ao Povo Judeu.
3. Pouco Numerosos
“D'us irá dispersá-los entre as nações e apenas um pequeno número restará entre as nações onde D'us os levou (Devarim 4:27)”.
Para todos os outros povos, uma população pequena é sinônimo de extinção. Sabemos dos registros históricos feitos pelos romanos há cerca de 2.000 anos atrás, que entre 8 e 10 milhões de Judeus viviam no mundo. Quantos Judeus os demógrafos diriam que deveria haver no mudo hoje?
Se seguíssemos o mesmo crescimento demográfico dos chineses neste período de tempo, que saíram de uma população de 30 milhões para mais de um bilião actualmente, deveria haver aproximadamente 500 milhões de Judeus vivos no mundo hoje. Depois dos chineses e indianos, o terceiro maior grupo étnico deveria ser o dos Judeus! Mas praticamente não há mais Judeus no mundo hoje do que havia há 2.000 anos atrás e o mesmo se deu através da História.
Será que sobrevivemos a este exílio por causa do grande amor e tolerância dos nossos hospedeiros? Eis o que profetizou a Torá:
4. Anti-Semitismo
“Entre aquelas nações vocês não encontrarão descanso nem trégua. Vocês serão acovardados, perderão a sua perspectiva e esperança de viver. Viverão em constante suspense: Dia e noite aterrorizados, nunca seguros de sua existência... Este será o temor que o seu coração sentirá e a visão que os seus olhos verão (Devarim 28:65-67)”.
Nenhuma outra forma de ódio racial aproxima-se do anti-semitismo na sua virulência, intensidade e irracionalidade. Se olharmos para a História do anti-semitismo, veremos uma corrente incessante de massacres, pogroms, pilhagens, expulsões, etc. Houve níveis horrendos de violência que levaram à pior coisa que pode ser feita a um povo odiado: o Genocídio. A maioria das nações na História não foi submetida nem há um genocídio, mas em quase todas as gerações houve tentativas de aniquilar o Povo Judeu do mundo, seja em escala macro ou micro cósmica. E mesmo assim sobrevivemos!
Nas próximas duas semanas escreverei sobre os preparativos para Pessach (que se inicia ao anoitecer de 12 de abril, quarta-feira). Depois, então, continuaremos com as 7 Maravilhas da História Judaica!