30.1.11

Israel – Um País a visitar (5)











Cultura

Israel possui uma cultura pluralizada devido à diversidade da sua população: os judeus de todo o mundo trouxeram as suas tradições culturais e religiosas com eles, criando um caldeirão de crenças e costumes judaicos. Foram quatro mil anos de tradição, um século de sionismo e sessenta e poucos anos como estado moderno, que também contribuíram para a sua notável mistura cultural das dezenas de comunidades que a compõem. A sua população nacional, respeita a sua multi cultura, como por exemplo a produção artística, que vai desde a poesia à arquitetura, passando pela pintura, escultura e até a arqueologia.
Israel é o único país no mundo onde a vida gira em torno do calendário hebraico. Férias de trabalho e escolares são determinadas pelas festas judaicas, e o dia oficial de descanso é o sábado, o shabat. A subtancial minoria árabe, também deixou a sua impressão sobre a cultura israelita em áreas como a arquitetura, música e culinária, que tem entre os seus principais pratos tradicionais, o Pessach, o Chanuká, o Charosset, o Farfel e o Kamish Broit. Continuando as fortes tradições do teatro iídiche na Europa Oriental, Israel mantêm uma vibrante cena teatral. Fundado em 1918, o Teatro Habima, em Tel Aviv, é o mais antigo teatro do país. Este cenário de produção teatral não existia na cultura hebraica antiga e só se desenvolveu a partir da Segunda Guerra Mundial, percorrendo os campos contemporâneo, clássico, local e importado, tradicionais e experimentais. No cinema, ao contrário, a produção não é tão misturada: conta, desde o seu início em 1950, a experiência e a realidade israelita.
O Museu de Israel, em Jerusalém, é uma das mais importantes instituições culturais da nação e abriga os pergaminhos do Mar Morto, juntamente com uma extensa coleção de arte europeia e judaica. O museu nacional do Holocausto de Israel, o Yad Vashem, abriga o maior arquivo do mundo de informações relacionadas a este episódio. Beth Hatefutsoth (Museu da Diáspora), no campus da Universidade de Tel Aviv, é um museu interativo dedicado à história das comunidades judaicas de todo o mundo. Além dos principais museus de grandes cidades, há uma grande quantidade de espaços de artes de qualidade em cidades de pequeno porte e em kibbutzim ou moshavim. O museu Mishkan Le'Omanut no Kibutz Ein Harod Meuhad é o maior museu de arte, situado no norte do país.