15.6.09

Crianças Mal-Humoradas


O Humor herdado
Algumas pessoas são cronicamente felizes. Não muitas, mas algumas. Estes sortudos herdaram “genes do bom humor”, permitindo-lhes manter uma disposição alegre, um estado de espírito flexível, uma visão optimista e forte resistência ao stress. Estão sempre a sorrir, apreciando a vida.
E então vem o restante das pessoas.

O Humor Começa Cedo
Até em recém-nascidos, o humor é discernível. Alguns bebés ficam deitados contentes: outros mostram o rosto vermelho de fúria. Quando chegam a casa vindos da maternidade, o temperamento facilmente se apresenta: alguns aceitam tudo facilmente: outros não cedem de maneira alguma. Alguns estão interessados por tudo; outros simplesmente não querem ser deixados sozinhos.

Alguns parecem satisfeitos, confortáveis no seu novo mundo; outros não têm sossego. Nos meses e anos que se seguem, o humor e o carácter, o perfil da criança e os seus traços característicos tornam-se mais evidentes; alguns são tímidos, outros extrovertidos, dóceis, flexíveis ou rígidos e parecem ter a opinião formada. Os pais passam a conhecer os seus filhos como “fáceis” ou “difíceis”. Como declara a Torá, eles devem encontrar uma maneira de educar cada filho de acordo com a sua própria maneira – o seu temperamento e tendências inactas. Podem ser necessárias estratégias diferentes para tipos diferentes de filhos.

Crianças mal-humoradas, resmungonas e irritáveis
Um grupo de crianças que com frequência deixa os pais perplexos é formado por aquelas que resmungam. Essas crianças parecem estar sempre infelizes com alguma coisa. Não gostam das roupas, da comida, dos irmãos, das actividades, e seja lá o que for que exista e possa ser rejeitado.

O copo delas parece sempre estar meio vazio. Sentem-se privadas, invejosas, abandonadas e negligenciadas. Parecem nunca ter o que desejam. Levantam-se pelo lado errado da cama e passam o dia com uma reclamação atrás da outra.

Estas crianças são “mal-humoradas”, mas não de uma forma rotineira. Este grupo às vezes pode estar bem, mas então sob determinadas circunstâncias (as coisas não saíram como queriam, ou se estão cansadas ou não bem alimentadas) podem tornar-se bem azedas rapidamente. Ou então ficam assim sem um motivo aparente. A mudança de humor acontece com tanta frequência que a criança é descrita como mal-humorada, e não equilibrada.

Irritabilidade e mal humor podem ocorrer a qualquer um, pontualmente. Problemas com a saúde, stress, flutuações hormonais e traumas podem resultar num mau humor ou tristeza. Procurar descobrir a fonte dessa negatividade em geral é suficiente para remediar isto. No entanto, irritabilidade e mau humor como parte regular da personalidade de uma criança (com grande frequência ou alternando bom humor e mau humor) pode ser causado por problemas crónicos de saúde (como intolerância alimentar) ou traços genéticos. Depois que a intolerância a algum alimento ou outros problemas de saúde forem descartados, um dos pais deve assumir que a culpa é da hereditariedade.

Ajudando crianças infelizes
Uma das variedades descritas acima em crianças podem ser um precursor da depressão em adultos. O estado de espírito deprimido em adultos geralmente envolve um estado emocional triste; nas crianças, geralmente é expressa como irritabilidade ou resmungos. Os adultos podem tratar o humor cronicamente deprimido com medicação psicotrópica, mas isso somente é recomendado para casos extremos na infância. Em geral, tratamentos naturais são suficientes para ajudar crianças a se sentirem mais calmas e contentes. Um pediatra natural (i.e., alguém experiente em tratar crianças) pode oferecer uma variedade de intervenções, envolvendo nutrição, exercício e suplementos naturais para melhorar o humor.

Os pais precisam ser compassivos com os filhos que estão infelizes. Certamente não ajuda dizer às crianças para “melhorar a cara” ou “pôr um sorriso no rosto”, ou então “para de te sentires tão infeliz.” Na verdade, a estratégia oposta de aceitar e dar nome aos sentimentos do filho (ajuda emocional) tem um resultado muito melhor no sentido de ajudar as crianças a melhorarem seu humor a longo prazo. “não estás contente com isso,” ou “não gostas disso”, ou “está aborrecido”, são declarações simples que os pais podem fazer quando o seu pequeno está claramente infeliz.

Não há necessidade de os pais tornar a criança feliz dando-lhe tudo o que deseja ou tentanto evitar descontentá-la. Em vez disso, os pais devem comportar-se normalmente, recusando-se a ceder às intensas exigências de uma criança infeliz. E o mais importante, os pais devem entender que a criança não pode evitar estar de mau humor, e odeia isso tanto, ou ainda mais, que o pai e a mãe odeiam. Simpatia, e não desaprovação, é a atitude correcta. Quando os pais levam a criança a um médico em busca de ajuda para o mau humor, a maioria das crianças sente-se grata e aliviada. Em vez de serem vistas como “más”, são reconhecidas como vítimas de algo que não podem controlar. Isso, por si mesmo, ajuda a curar.

Ser pai de uma criança mal-humorada é um desafio. No entanto, com compreensão e perícia, os pais podem cumprir essa tarefa com maior confiança e sucesso.