3.3.09

A assimilação e os seus perigos

O Centro Rabínico da Autoridade Rabínica Europeia reuniu-se com a presença de mais de 300 Rabinos Europeus, em Paris. Foi dado destaque neste encontro á aceleração da assimilação dos judeus neste continente.

O que é a assimilação?

É um processo de desvio do padrão judaico, que se dá muito usualmente aquando do relacionamento de duas pessoas de sexo oposto, mas em que um deles não é judeu. Por regra o judeu acaba de se esmurecerr e consequentemente, os seus descendentes, da fé e das tradições judaicas. Excepções existem, mas são sempre em menor escala. Resumidamente, um judeu deve casar-se com outro judeu, que é o conceito da Torá, com a finalidade de conservar e transmitir as nossas tradições e fé milenares. Também deve ser membro de uma comunidade e participante activo. Outros casos poderão advir do encerramento de comunidades, ora por pressão anti-semítica, ora por tentativa de acção terrorista. Assim, assumamos a nossa condição de judeus e NÃO permitamos a nossa assimilação. Somos parte integrante de um projecto Divino e NÃO devemos descurar as nossas responsabilidades.


A Autoridade Rabínica junta os rabinos-chefe da Europa de seis em seis meses. O último encontro deu-se em Setembro do ano passado. Nesta reunião, os rabinos concluiram, que o maior problema dos Judeus Europeus era precisamente a sua assimilação, a qual teve como consequências, o encerramento de algumas comunidades, quer devido aos casamentos mistos, quer devido ás ameaças de anti-semitismo e terrorismo.

A percentagem de assimilação na Europa ultrapassa os 50%, uma realidade desastrosa e negra, disse Asher Gold.

O Centro Rabínico espera combater a assimilação abrindo uma discussão mais alargada com os Rabinos, com a finalidade de estes serem o principal elemento na ajuda á conservação da família Judia. O grupo tem vindo desde há anos a trabalhar na redução dos efeitos da assimilação, promovendo a família judia moderna. Por exemplo, operam 25 mikvaot (banhos rituais) e publicações literárias em várias línguas, para instruirem os rabinos no suporte ás comunidades e suas famílias.

“Nós temos a certeza, que há caminhos para pararmos a assimilação e trazer de volta as pessoas ao Judaismo”, disse Gold, exprimindo optimismo.

A assimilação é “especialmente elevada em Inglaterra e na Alemanha”. Perderam-se cerca de 60% da sua população judia, nos últimos anos. Isto dá que pensar.

“Um rabino na Europa não é só uma autoridade Haláchica e professor da Torá, mas também um líder religioso na comunidade judaica. Os rabinos são os melhores equipados para liderarem as comunidades na resolução deste problema. Infelizmente, em Israel isso não acontece”, acrescentou Gold. Algo tem de ser feito para se poder alterar toda esta situação.