16.2.09

Queijo Kosher


Após mais de 500 anos, isto é, após o final da era da inquisição, saiu para o mercado português um queijo KOSHER.

O queijo é manufacturado por um descendente de forçados ao cristianismo, mais conhecidos por cristãos-novos, marranos ou cripto-judeus. José Braz é o seu nome e o queijo tem a sua origem na serra da estrela.

Pela primeira vez desde o términus da inquisição espanhola e portuguesa, que a um produto derivado de leite lhe foi dado o certificado KOSHER. No ano passado, José Braz, proprietário de uma fábrica de queijos contactou o rabino Daniel Litwak, rabino na cidade do Porto. Pediu-lhe, posteriormente, para certificar o seu queijo. O rabino acompanhou todo o processo de manuseamento e fabrico do mesmo e no final certificou-o como produto KOSHER da Serra da Estrela.

O sr. Braz acredita, que os seus antepassados eram membros nos séculos 14 e 15 de comunidades portuguesas judaicas, mas como a maioria na altura, foram forçados a se converterem ao cristianismo para poderem salvar a pele.

Segundo o rabino Daniel, quando o sr. Braz o contactou não foi no intuito da certificação do queijo, pois felizmente consegue colocá-lo nos mercados interno/externo e com sucesso. A sua principal intenção é o retorno ou conversão ao Judaísmo. A certificação do queijo veio posteriormente em conversa, após uma visita do rabino á sua fábrica. “E porque não? Se ainda não existe um queijo português e certificado KOSHER, então este poderá vir a ser o primeiro - palavras do sr. Braz ao rabino do Porto”. Uma vez, que muito recentemente se certificou o vinho e posteriormente o azeite, é uma alegria ver mais um produto básico a ter o mesmo caminho, afirmou Michael freud, responsável pela organização Shavei Israel.

O rabino do Porto foi colocado na Comunidade Israelita do Porto ( http://comunidade-israelita-porto.org ) pela organização Shavei Israel, localizada em Jerusalém e cuja actividade é a ajuda e apoio a todos aqueles, que neste País tenham o desejo ou convicção de se integrarem na vida Judaica e no Judaísmo.

Freud, o responsável pela organização disse que, ultimamente o número de pessoas tem aumentado com a intenção no retorno ao seu passado ancestral, ou melhor ao Povo Judeu.

Este queijo pode ser encomendado no Continente e Modelo.