10.5.08

Porção Semanal da Torá: Emór


Vaikrá (Levíticus) 21:01 - 24:24

A porção desta semana estabelece os padrões de pureza e perfeição para um Cohen; especifica as necessidades físicas das oferendas e o que deve ser feito com animais oferecidos contendo imperfeições; proclama os dias santificados do Shabat, Pessach, Shavuót, Rosh HaShaná, Yom Kipur e Sucót. Relembra o povo Judeu que devem prover azeite de oliva puro para a Menorá e designa os detalhes dos pães consumidos pelos Cohanim (sacerdotes): duas prateleiras com 6 pães em cada uma, colocadas na mesa dentro do santuário portátil (e depois no Templo), e repostas uma vez por semana, no Shabat. A porção conclui com uma interessante história sobre uma pessoa que profanou o nome de D'us com uma maldição. Qual deveria ser a sua pena pela transgressão? Ficou /curioso? Vaikrá 24:14.

Dvar Torá: baseado no livro Love your Neighbor, do rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: "Quando colherem a sua terra, não devem ceifar completamente os cantos do seu campo, nem recolher as espigas que caírem da sua ceifa; para o pobre e o estrangeiro devem deixá-los (os cantos do campo e as espigas que caíram) (Vaikrá 23:22)".

Porque o dono do campo é ordenado a deixar os cantos e as espigas caídas no seu próprio lugar, ao invés de colher a produção e dá-la ao pobre?

A resposta é: ao não se dar directamente ao carente, nós o poupamos da humilhação de estar a receber caridade. Mais ainda: ele mantém a sua dignidade ao sentir que está a recolher o que lhe é de direito pela lei da Torá.

Este versículo ensina-nos que é muito importante sermos sensíveis em relação aos outros e às suas necessidades!