24.2.08

Diabo...ele existe?

Como podemos admitir a existência de lúcifer, uma vez que a sua energia é totalmente antagónica e contrária a de D'us e como Ele permitiria uma força oposta, provocar caos, já que D'us é harmonia, paz, sucesso, prosperidade e tudo o que há de melhor?

RESPOSTA:

D'us criou forças positivas e forças negativas, possibilitando desta forma que o ser humano possa exercer o seu livre arbítrio. Caso contrário, não faria sentido a aplicação de recompensa e castigo.

O objectivo, na verdade, é escolher o caminho positivo, e esta escolha possui muito mais valor na medida em que vencemos as nossas inclinações negativas.

Na Cabalá é explicado que estas forças negativas recebem o seu sustento de D'us pelas "costas" - como alguém que precisa dar algo ao seu inimigo.

Já viu algum atleta vencer uma prova dura e ganhar a medalha de ouro sem esforço?

Aqui é a mesma coisa!

Sem barreiras, seríamos todos iguais e de níveis idênticos, sem reconhecimento, sem medalhas, sem ideais, sem buscas e sem vitórias. Se existisse somente o bem, de que adiantaria o livre arbítrio?

D'us, por Sua vontade, criou forças positivas e também negativas no mundo, representadas pelo yetsêr tov (boa inclinação) e yetsêr hará (má inclinação) para que o homem lute contra as forças negativas e saia vitorioso através do fortalecimento da sua boa inclinação.

Para o homem escolher ele deve ter opções: D'us criou estas opções e a acção positiva do homem neste mundo atinge um valor e significado muito maior quando ele vence as tentações, maldades e forças negativas para elevar o nome de D'us a um nível muito maior.

O homem deve passar por todas as provas, lutar, refinar-se e vencer. Desta forma será merecedor do seu maior troféu: a medalha da vida.