SABEMOS O VALOR DAS COISAS?
"João Carlos caminhava pela rua, cabisbaixo e amargurado. Pensava na pobreza que reinava na sua casa, onde não havia nem mais comida suficiente para alimentar os seus filhos. Deu um grande suspiro enquanto pensava o quanto era amarga a sua sorte.
Imediatamente foi ver o que era, talvez fosse uma moeda que refletia o brilho do sol. Chegando perto, percebeu que era uma pedra muito bonita, com um brilho especial. Pegou a pedra e ficou a brincar com ela, atirando-a de uma mão para outra. Pensou em dar a pedra ao seu filho pequeno para brincar, para distraí-lo, para que ele não pensasse na fome. Quando passava pela loja do seu amigo Henrique, o ourives da cidade, decidiu mostrar-lhe a pedra. Quem sabe se aquela pedra não valia alguma coisa?
Henrique pegou numa lente de aumento e ficou a examinar a pedra atentamente. De repente, deu um grito emocionado:
- Não acredito. Encontras-te uma pedra preciosa valiosíssima. Acho inclusive que esta pedra poderia ser colocada na coroa do rei.
Explica o rabino Chafetz Chaim que a nossa Torá sagrada é mais valiosa do que pérolas e barras de ouro, pois por cada palavra que pronunciamos quando a estudamos receberemos uma recompensa para toda a eternidade. Mas como somos pobres de conhecimento, muitas vezes a abandonamos e a trocamos por coisas que, no final, não terão valor nenhum.
-----------------------------------
Na Parashá desta semana, Bô, D'us manda as últimas 3 pragas, e finalmente o faraó dá permissão ao povo judeu de sair em liberdade.
Porém, antes da última praga, D'us fala para Moshé: "Por favor, diga aos ouvidos do povo: 'Peçam, cada homem de seu companheiro e cada mulher de sua companheira, objectos de prata e objectos de ouro' "(Shemot 11:2). Surgem duas perguntas: Por que D'us pediu para Moshé "por favor", e simplesmente não ordenou que pedissem as riquezas dos egípcios? E qual a necessidade dos judeus saírem com riquezas, não era suficiente a liberdade que D'us estava dando?
Explica Rashi, famoso comentarista da Torá, que D'us pediu "por favor"' para que Avraham Avinu não reclamasse com Ele. Mas por que Avraham reclamaria? Muitos anos antes, D'us havia firmado um pacto com Avraham, e havia lhe profetizado o futuro do povo judeu: "E Ele disse para Avraham: 'Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não será deles. E eles os servirão, e os oprimirão, por 400 anos. E também este povo a quem eles servirão, Eu os julgarei, e depois disso sairão com grande riqueza' " (Bereishit 15:13,14). Se o povo saísse sem as riquezas, Avraham poderia questionar: "D'us, porque cumpriu a parte da escravidão e da opressão, mas não cumpriu a parte da grande riqueza?". Mas toda a preocupação de D'us era só com a reclamação de Avraham Avinu? Não é suficiente problema D'us não cumprir o que prometeu?
Rabino Efraim Birbojm
<< Home