11.1.08

Porção Semanal da Torá: Bó

Shemót (Êxodus) 10:01 - 13:16

Nesta semana concluímos a leitura das Dez Pragas, com as pragas dos gafanhotos, da escuridão e da morte dos primogénitos. As leis de Pessach são apresentadas, seguidas dos mandamentos para os homens colocarem Tefilín, consagrar o primogénito dos seus animais e o resgate do seu primogénito.

A Torá conta-nos, que algum dia no futuro, o seu filho lhe perguntará o motivo destes mandamentos e você responderá: porque ... Com uma demonstração de Poder, Dus nos tirou do Egipto, o local da nossa escravidão. Quando o Faraó teimosamente se recusou a nos deixar sair, Dus matou todos os primogênitos egípcios, tanto homens como animais. Eu, portanto, ofereço a Dus todos os primogênitos machos dos meus animais e redimo o meu filho primogénito. E isto será um sinal sobre o seu braço, e um adorno entre os seus olhos, pois com mão forte o Todo-Poderoso nos retirou do Egipto(Shemót 13:15).

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara em relação à oferenda de Pessach: “Vocês não devem quebrar nenhum osso do carneiro (Shemót 12:46)”. Que podemos aprender deste mandamento em relação às nossas atitudes na vida?

Na noite de Pessach, quando nos sentamos para o Seder (o jantar), devemos ter a noção, como se estivéssemos a sair do Egipto e a tornar-nos pessoas livres. Durante o Seder, somos reis e rainhas.

Vestimo-nos como reis, comemos como reis, agimos como reis. Assim sendo, membros da Casa Real não quebram ossos para chupar o tutano. Pessoas pobres e desamparadas precisam chupar os ossos para retirar todo o alimento possível.

Os actos externos trazem valorização e desenvolvimento internos. Se quisermos ser livres, devemos agir como pessoas livres. Se quisermos ser nobres, devemos agir nobremente. Da mesma forma, se quisermos ser caridosos ou amáveis, devemos agir desta forma. Com o passar do tempo, a nossa personalidade será moldada pelo nosso comportamento. Vida e desenvolvimento pessoal são um processo de escolha e de acções consistentes com a decisão tomada. Decida-se e chegue lá!

SHABAT SHALOM