22.12.07

Porção Semanal da Torá:


Vaiehí Bereshit (Gênesis) 47:28- 50:26

Esta porção semanal começa com Yaácov no seu leito de morte, 17 anos após ter chegado ao Egipto. Yaácov abençoa os dois filhos de Yossêf, Menashe e Efraim. (Ainda hoje costumamos abençoar os nossos filhos todos os Shabat à noite, com a bênção Possa o Todo-Poderoso fazê-lo como Efraim e Menashe—ambos cresceram na Diáspora sob influências estranhas e, mesmo assim, continuaram devotos à Torá). Depois abençoa os demais filhos, individualmente, com bênçãos que são também proféticas e os censura quando necessário. Uma grande comitiva da corte do Faraó acompanha a família a Hebron para enterrar Yaácov na Maarát HaMahpelá, a caverna comprada anteriormente por Avraham. A porção semanal encerra-se com o falecimento de Yossêf e a sua exigência para que os Israelitas tragam os seus restos mortais com eles para ser enterrado em Israel quando fossem salvos e retirados da escravidão do Egipto. Assim acaba o livro de Bereshit!

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

Antes do falecimento de Yaácov, a Torá conta-nos: “E Yaácov (Jacob) chamou os seus filhos e disse:
Reúnam-se, porque vos vou contar o que irá ocorrer no final dos tempos (quando o Povo Judeu será redimido da Galut, o exílio)(Bereshit, 49:1)”. O que Yaácov quis dizer com a expressão ‘Reúnam-se’?
Quando disse aos seus filhos para se reunirem, Yaácov quis dizer que deveria haver
ahdut, unidade, entre eles. Somente quando há unidade entre os descendentes de Yaácov é que ocorrerá a redenção. Se ainda não há unidade, ainda não chegou a hora da redenção. Com isto podemos entender porque os irmãos de Yossêf disseram a ele que antes de falecer, o seu pai Yaácov pediu que os perdoasse. Em nenhum lugar a Torá relata que Yaácov pediu a Yossêf que perdoasse aos seus irmãos. Entretanto, o Rabino Yeshaia Hurwitz (Polônia, 1560-1630), conhecido pelo acrônimo de Shlah [pela autoria do livro Shnei Luhót Habrit (As Duas Tábuas da Lei)], escreveu que a resposta pode ser encontrada no nosso versículo, onde Yaácov pediu aos irmãos para se reunirem. O que Yaácov estava pedindo a todos eles, inclusive Yossêf, era por unidade e pelo profundo amor que surge da unidade. Onde há amor, existe perdão. Este é um tema crucial nos nossos tempos. As pessoas são muito diferentes umas das outras em vários sentidos. Entretanto, se todos os descendentes de Yaácov perceberem o quão importante é haver ahdut, esta unidade trará um amor que transcende as reclamações específicas de uma pessoa contra a outra e tornará as nossas vidas muito mais agradáveis e harmônicas.