15.12.07

o caminho...


Uma boa semana! Se o famoso comediante americano Jackie Mason escrevesse um livro intitulado The Jewish Theory For Everything (A Teoria Judaica para Tudo), ficaria tentado a comprá-lo? E se ele não o escrevesse, mas o livro fosse muito bem-humorado, interessaria? Bem, Jackie Mason não o escreveu. Max Anteby, um dos grandes palestrantes internacionais do Êsh HaTorá, com o seu inimitável humor, sim – e você obterá muito mais deste livro que simples gargalhadas. O livro é dirigido basicamente àqueles de nós com pouca noção da nossa herança, mas que gostariam de descobrir a existência de um D’us amoroso, preocupado connosco e benevolente, que se manifesta continuamente no nosso dia-a-dia.

O livro é baseado no clássico da filosofia Judaica, o livro Hovot Halevavot (Obrigações do Coração) e nos ensinamentos do Rabino americano Avigdor Miller (1908-2001), de abençoada memória (que, entre outras coisas, falou e escreveu sobre a complexidade Cientifica da criação e como ela demonstra a existência de um ‘arquitecto’ Divino).

Utilizando uma abordagem alegre e racional, o autor demonstra que descobrir D’us pode ser uma experiência recompensadora e até divertida, que não requer ‘lampejos’ de fé. Eis os títulos de alguns capítulos:

- Por que algumas pessoas tornam-se doadoras e outras, tomadoras?

- Por que a gravidade é não apenas uma boa idéia, como também uma lei?

- Que elementos-chave nos ajudarão a obter mais das nossas vidas?

Cobrindo tópicos como Darwin (A Sobrevivência de uma Teoria), o Big Bang, a natureza, a alma e a vida após a morte, bem como as maravilhas do mundo, este livro agradável de ler fornece ao leitor uma abordagem de como descobrir e sentir-se próximo de D’us. Embora haja muitos capítulos fascinantes, decidi compartilhar com vocês o trecho:

Como encontramos significado?

O caminho para encontrarmos significado na vida pode começar na nossa própria sala de estar. É um processo de vários passos. O primeiro é um que as pessoas pensam em tomar, mas geralmente não o fazem. Trata-se simplesmente de escrever uma lista de coisas que são importantes para a vida. Pode ser assim:

1) Um bom casamento

2) Sucesso nos negócios (que muitos definem como ganhar montes de dinheiro, receber muitas honrarias, oferecer o melhor produto, fazer negócios com honestidade, etc.)

3) Um círculo de amigos confiáveis

4) A casa mais bonita do quarteirão

5) Ajudar os desprivilegiados

6) Salvar as baleias

7) Tornar-se famoso

8) Parecer bem, sempre

9) Criar uma boa família (que muitos definem como uma família amorosa, carinhosa, atraente, com bons valores morais, bem humorada, sociável, com valores religiosos, etc.)

10) Proteger o mundo da disseminação do fundamentalismo, de doenças, pobreza e fome, etc.

Uma vez dado o primeiro passo, o segundo é ainda mais crítico: rever a lista objectivamente e decidir quais dos itens acima estaríamos prontos a morrer por eles. Será que nos arriscaríamos a ter um ataque cardíaco em troca de um belo pedido do Wal Mart? Mergulharíamos no oceano para salvar uma baleia?

Será que nos alistaríamos no exército para combater um inimigo diabólico e perverso?

A probabilidade é de que, após revisarmos toda a lista, acabemos com dois itens merecedores da nossa total atenção: a família e os valores. Se estes valores estão relacionados em como conduzimos a nossa vida nos negócios, na sociedade ou na privacidade dos nossos lares, com certeza alguns deles são realmente dignos de que entreguemos as nossas vidas por eles. Agora que temos um alvo, o passo mais importante é viver pelo que é importante. Encontrar significado na vida é importante, mas tomar atitudes e atingir as nossas metas é exactamente o que nos dá significado à vida, provendo um prazer e uma energia sem paralelo. Mesmo as tarefas mais mundanas do nosso dia-a-dia tornam-se enriquecedoras.

Por exemplo: se é uma dona de casa criando os seus filhos pequenos, então a cada vez que cozinhar uma refeição, cuidar da roupa deles ou ajudá-los com o dever de casa, estará a cumprir a sua meta actual de vida. Se a sua meta é ensinar bons valores, então a cada vez que admitir que está errado, ou devolver o troco a mais que o caixa da loja lhe deu, ou evitar de fazer fofocas sobre outra pessoa, estará a dar um exemplo para que outros o sigam. Se a sua meta é ajudar os demais, então cada vez que utilizar os seus talentos particulares em benefício do público, estará fazendo deste um mundo melhor!