9.9.07

Mensagem de Shimon Peres

Mensagem de Rosh Hashaná de
Shimon Peres, presidente de Israel


Neste momento em que estamos no limiar do Ano Novo judaico e em que assumo a Presidência do Estado de Israel, desejo primeiramente compartilhar convosco o meu mais profundo e sincero desejo de contínua prosperidade, segurança, riqueza intelectual e bem-estar para o Povo Judeu, em todo o mundo, assim como para todos aqueles que buscam a paz e a tolerância. É tempo de união – tanto em casa quanto no exterior. Dentro do espectro maior dos dilemas e desafios que enfrentamos na Nova Era, o povo judeu está sendo convocado para tratar de problemas e questões que dizem respeito à nossa existência, ao nosso papel em iniciativas globais e ao delineamento da nossa própria identidade. Durante muitos anos, Israel foi visto como um "problema" mundial. Hoje, os desafios globais são tanto da agenda israelita, quanto o são as demais questões que preocupam o mundo, como um todo. Faz-se necessário, portanto, que trabalhemos em conjunto para lidar com os actuais e os futuros desafios – não bastando simplesmente reagir aos mesmos, mas sonhar e criar... e conceber prioridades estratégicas de tanta profundidade quanto as que o nosso povo soube conceber ao longo da História... acreditando nas mesmas e as executando... Pois que somente através da consolidação dos nossos esforços – os de Israel e os do povo judeu – conseguiremos realmente fazer algo de concreto para moldar o futuro e o bem-estar do nosso povo. Por vivermos num mundo globalizado, a "realidade" inevitavelmente torna-se um fenômeno dinâmico e constantemente em mudança, no qual as diferentes comunidades se defrontam com diferentes circunstâncias e desafios.
O povo judeu não pode negligenciar a importância de reunir as vozes solitárias, em todo o mundo judeu, e harmonizá-las de modo a formar um todo, íntegro e significativo. A nossa responsabilidade, enquanto povo, é permitir que todas essas vozes sejam ouvidas. É necessário aprendermos, tanto em Israel quanto na Diáspora, a arte da sensibilidade e da sabedoria, que nos permitirão extrair o potencial embutido nessas vozes. O nosso objectivo, com tal processo, precisa continuar sendo a promoção de uma parceria intelectual e qualitativa, pelo bem do nosso povo. Buscar responsabilidades globais, dentro da estrutura do Tikun Olam, é parte inerente à herança judaica. A despeito das suas reduzidas dimensões de território, Israel tem comprovado ser capaz de criar uma economia singular. De modo semelhante, tornou-se um pioneiro mundial na esfera do desenvolvimento científico. É crucial para Israel a busca continuada por encontrar e determinar o seu próprio papel no âmbito mundial da ciência e da tecnologia, bem como por ser pioneiro na busca, sem fim, por soluções para os desafios globais no campo da educação, das telecomunicações, da agricultura, do aquecimento global e de muito, muito mais. O povo judeu, no mundo todo, tem sido e continua a ser a espinha dorsal de tais realizações. Juntos, o Estado de Israel e os judeus da diáspora têm o potencial inerente para contribuir para o avanço no caminho da paz e da prosperidade em âmbito global, em geral, e para a consolidação da existência judaica, em particular. Para que possamos transformar em realidade as aspirações acima descritas, as parcerias regionais precisam ser alimentadas, utilizando-se com sabedoria todos os recursos humanos e naturais disponíveis, como forma de promover o desenvolvimento econômico regional e a educação para a paz.
Nenhuma oportunidade pode ser perdida e todas as pistas devem ser seguidas, de modo a promover a paz entre nós mesmos e com os nossos vizinhos. Ao mesmo tempo, precisamos empreender as medidas necessárias para garantir a segurança da vida judaica, onde quer que seja. O Estado de Israel valoriza profundamente a participação das comunidades judaicas de todo o mundo no processo de assegurar o nosso bem-estar nacional. Atribuímos um valor muito especial à ininterrupta participação da juventude judaica de hoje, líderes do nosso futuro.
Precisamos continuar a prezar, com orgulho, a herança e a ética dos nossos antepassados, ao mesmo tempo em que os nossos olhos devem, também, alcançar os nossos filhos – pois temos que pavimentar o caminho para que eles se integrem e cresçam dentro da Nova Era. De facto, estamos postados à beira do presente. Ainda nos deparamos com todo o tipo de desafios, dos quais o maior é não deixar que outras perspectivas galopantes nos deixem para trás. Esta é a nossa determinação. Esta é a nossa prece. Com a proximidade, dentro de poucos dias, de Rosh Hashaná, apresento-lhes, uma vez mais, os meus mais calorosos votos pessoais a vocês, as vossas famílias e respectivas comunidades de um ano de paz e de bem-estar.