17.8.07

Porção Semanal da Torá: Shofetim


Devarim (Deuteronómio) 16:18 - 21:09

Os tópicos abrangidos por esta porção semanal incluem: Juizes e Justiça, Pilares e Árvores Sagrados, Oferendas com Defeito, Penalidades por Idolatria, a Suprema Corte, o Monarca, Sacerdotes Levitas, Porções Sacerdotais, Serviços Especiais, Divindade e Profecia, Cidades-Refúgio, Assassinato, Manutenção das Fronteiras, Testemunhas que Conspiram, Preparação para a Guerra, Prisioneiros de Guerra, Conduzir um Cerco e o caso de um Assassinato não Solucionado. Nesta semana temos a famosa advertência: “Justiça, Justiça vocês devem procurar, para que possam possuir e viver na Terra que o Todo-Poderoso, seu D'us, lhes deu (Deuteronómio 16:20).

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “Não edifique uma ‘matsevá’ (um altar composto de uma única pedra sobre o qual se traziam oferendas) (Devarim 16:22). Que lições podemos aprender deste versículo?
O Rabino Tzvi Elimelech Shapiro de Dinov (Polônia, 1783-1841), muito conhecido pelo seu livro ‘
Bnei Yisaschar’, explicou: Existem pessoas que são rígidas e inflexíveis. Elas têm certos hábitos e costumes e não estão dispostas a se desviar deles. Entretanto, este é um equívoco. O dia de hoje não é similar a nenhum dia anterior e nunca duas situações são exactamente iguais. O que é certo fazer numa situação depende das circunstâncias únicas daquela situação. Isto pode ser aprendido do nosso versículo: Não edifique um estilo de vida que seja rígido ou teimosamente inflexível em relação a qualquer situação. Pelo contrário, devemos sempre agir de acordo com as necessidades de cada momento em particular. Aquilo que poderia ser uma mitsvá (um comportamento adequado) numa situação poderá ser uma transgressão em uma outra. Às vezes certo acto pode ser um Kidush Hashém (uma santificação do nome de D'us) e noutras situações, onde alguns factores são um pouco diferentes, um comportamento similar geraria um grande Hilul Hashém (uma profanação do nome de D'us). Uma pessoa que faz as coisas compulsivamente, sem sabedoria, cometerá muitos erros. Somente aqueles que têm uma visão panorâmica ampla dos princípios da Torá terão a sabedoria e o conhecimento necessários para julgar o que é correcto a se fazer em cada situação. Quanto mais estudarmos a Torá, maior será a nossa capacidade de saber distinguir entre as diferentes situações que nos surgem na vida.

Shabat Shalom