30.7.07

Dicas sobre o casamento

BOM DIA! Pensei em presentear vocês, meus queridos leitores, com o seguinte presente: dicas para se ter um casamento feliz, baseado em ensinamentos de meu amigo, o Rabino canadense Arye Pamensky. Quem é Arye Pamensky? Ele é o director do Pamensky Relationship Institute, dedicado a prover casais com estratégias para criarem casamentos extraordinários. Ele lançou, em 1997, um seminário intitulado “Como fazer um bom casamento tornar-se excelente”, que acabou tornando-se um dos mais populares programas do gênero. Em um único ano ele deu palestras a mais de 10.000 pessoas em 100 cidades nos 5 continentes, sobre como se ter um maravilhoso casamento!
Ele também tem um site: www.happywife.com. Lá se pode aprender mais sobre diversos tópicos, como: ‘Como tornar um bom casamento excelente’; ‘Como ter uma boa briga’; ‘Tornando o amor real no dia-a-dia’; ‘Sentindo-se só’; ‘Dinheiro’; ‘Crianças’; ‘Resolução de Conflitos’ e muito mais.
Eis um exemplo de como ele é REALMENTE bom no que ensina! Recentemente, o Rabino Arye
recebeu um cheque de 5.000 dólares de alguém que nem conhecia. Quando ligou para agradecer e esclarecer o motivo da doação, o homem lhe falou: “Rabino, minha esposa e eu passamos os últimos 10 anos em terapias para melhorar nosso casamento. Fomos a um seminário seu, começamos a praticar o que o senhor ensinou, nos livramos da terapia e agora temos o mais maravilhoso e admirável casamento.
Acredite-me: eu lhe devo muito mais do que US$ 5.000. Então, por favor, aceite estes 5.000 dólares como expressão de minha eterna gratidão!”
O Rabino Pamensky ensina: Homens e mulheres são diferentes, não apenas física e emocionalmente. Talvez a maior diferença é que as mulheres são seres ‘relacionantes’ ... e os homens não.
Num seminário, ele dividiu os homens e mulheres em 2 grupos, para que descrevessem o que pensavam ser ideal em relação a um marido, uma esposa e o casamento. Quando se reuniram novamente, ele chamou uma mulher. Entretanto, antes de pedir que relatasse as descrições, perguntou o nome de uma moça que estava em seu grupo. “Quantos filhos ela tem? E filhas?” Depois perguntou, aleatoriamente, o mesmo sobre outras duas mulheres. A mulher sabia tudo sobre cada colega do grupo.
O Rabino então chamou um homem e perguntou-lhe o nome de QUALQUER membro do grupo. Ele não sabia. Nenhum deles sabia. Eles desenvolveram excelentes descrições sobre um marido ideal, sobre uma esposa e um casamento ideais, mas não lhes era importante saber o nome dos colegas ou sobre suas famílias. Falou o Rabino Pamensky: “Sabe quando eles descobriram o nome dos outros colegas? Quando as suas esposas os apresentaram!”
O que os homens precisam então para ter sucesso com um ser ‘relacionante’? Eles precisam de uma de tarefas para saber o que fazer! Eis o início desta lista: Sua tarefa é fazer sua esposa feliz o tempo todo! E sabem porque isto é tão importante? Se o marido faz sua esposa feliz, ela retribuirá seu esforço com muito abundância, pois ela é um ser ‘relacionante’ e percebe que seu marido está se relacionando com ela, dando atenção a ela. Faça-a feliz e ela tornará o relacionamento alegre e repleto de paixão, conexão, intimidade, proximidade e crescimento.
Como se faz uma esposa feliz? O Rabino Pamensky cita o Rabino Moshe Aharon Stern Z”tl (1926-1998), ex-director da Yeshivá de Kamenitz, em Jerusalém, que certa vez aconselhou: “A única coisa que você precisa fazer são os 3 ‘A’s: Atenção, Afeição e Apreço. Toda mulher precisa de atenção, deseja afeição e merecidamente merece Agradecimentos e Apreço.
Continua o Rabino Pamensky: “O relacionamento dentro do casal não é apenas intelectual. A
principal linguagem de um relacionamento é o sentimento. Os sentimentos não têm nada haver com a lógica. Um marido tem que fazer sua esposa sentir (e não apenas dizer) que ela é a parte mais importante da vida dele, a primeira e absoluta prioridade!”
Como se dá atenção? Coloque de lado o jornal, pare de digitar no computador, desligue a música ... vire-se, olhe para sua esposa, olhe em seus olhos ... e ouça. Por que uma mulher interrompe seu marido no último momento da prorrogação do jogo de futebol ou de basquete? Porque quer assegurar-se que é mais importante do que o jogo. Dê a ela atenção e ela lhe dará espaço.
Como dar afeição à esposa? O homem tende a compartimentar sua vida: um tom de voz nos
negócios, outro tom para os filhos, um tom para brincar com o cachorro, etc. Para sua esposa, o marido deve o tempo todo utilizar um tom de afeição, amor e respeito.
E o que o Rabino Pamensky aconselha às mulheres para tornarem seus maridos felizes? Duas
coisas:
1. Todos os homens são ‘egos gigantes com pernas’! E egos precisam de aplausos o tempo todo, especialmente quando seu marido faz seu trabalho de deixá-la feliz! Ele tem que sentir que se você fosse a única mulher no mundo e houvesse 3 bilhões de homens querendo casar com você, você iria escolhê-lo! Você significa muito para ele e, portanto, o seu aplauso é o único que faz diferença para a vida dele.
2. A segunda coisa que uma mulher precisa saber para tornar seu marido feliz é dar um tempo a ele – especialmente quando ele NÃO faz sua tarefa de tornar sua esposa feliz! Não implique, aborreça ou o critique se ele der uma ‘escorregada’. Não ajuda em nada e ainda torna as coisas piores! Os homens fazem o cálculo ‘Custo X Benefício’. Eles com certeza preferem cumprir sua tarefa e receber um aplauso do que horas incontáveis de reclamação!