18.8.07

Elul e Rosh Hashana



Shavua Tov! Nesta semana estramos no mês hebreu de Elul. Terça-feira (14 de Agosto) e quarta-feira (15 de Agosto) foram dias de Rosh Chódesh, o começo do novo mês. Este é um mês muito especial no ano Judaico, pois precede Rosh HaShaná, o Ano Novo Judaico (que começa dia 12 de Setembro, quarta-feira, ao entardecer). Muitos poderiam perguntar: “E daí?ou pensar: “Obrigado por me lembrar de encomendar...Entretanto, a resposta para a pergunta E daí?é que temos um mês para nos prepararmos para Rosh HaShaná e Yom Kipur. Por que precisaríamos nos preparar para Rosh HaShaná? Rosh HaShaná é o dia do julgamento, quando o Todo-Poderoso decide sobre a ‘Vida ou morte, saúde ou doença, pobreza ou riqueza’. Há sentido em nos prepararmos para o dia do julgamento? Com certeza! No entanto, para muitos isto tem o impacto emocional equivalente a quando o seu cardiologista lhes diz que precisa de perder peso para evitar um ataque cardíaco ou derrame... uma óptima ideia entre as refeições!
Há uma enorme vantagem em se viver em Miami Beach, nos EUA. Aqui é uma zona de furacões. Em maio recebemos as previsões para a estação
: 21 tempestades tropicais, 11 ciclones e 7 grandes furacões. O Departamento de Meteorologia realmente tem meios de medir e prever o número e intensidade das tempestades. No início da estação de furacões começamos a armazenar água engarrafada e baterias eléctricas. Colocamos pilhas novas no rádio para constantemente ouvirmos as informações sobre a localização e intensidade das tempestades. Alguns até têm um mapa onde marcam a presente localização das tempestades no Caribe.
O que acontece na semana da chegada de uma grande tempestade, ciclone ou furacão? As lojas de material de construção vendem todo o seu stock de madeira prensada (usada para cobrir as janelas) e baterias. Elas até têm de trazer mais mercadoria dos estados vizinhos! O stock de alimentos enlatados e água dos supermercados praticamente se esgota. Muitos correm para comprar geradores elétricos para manter em funcionamento as luzes, geleiras e ventiladores. Há uma correria louca de última hora porque O FURACAO ESTÁ A APROXIMAR-SE!
Qual a diferença entre um furacão e Rosh HaShaná? O furacão TALVEZ atinja determinada área, mas Rosh HaShaná SEGURAMENTE irá tocar-nos! Portanto, se acreditamos em D'us, que instituiu um padrão de comportamento e observância conforme a Torá e que irá julgar-nos, não faz sentido fazermos alguns preparativos para Rosh HaShaná? Claro, que sim!
Como podemos preparar-nos para o Dia do Julgamento? Pois bem
:

10 COISAS QUE PODEMOS FAZER PARA NOS PREPAR PARA ROSH HASHANÁ

1. Façamos um balanço espiritual. Diariamente, tire 5 minutos para uma revisão de como foi o ano em relação a: (a) o nosso comportamento com a família, amigos, sócios e pessoas com quem interagimos e (b) o nosso nível de observância da Torá, ou seja, as nossas conquistas espirituais.

2. Compareçamos a palestras, leiamos artigos ou escutemos CDs sobre Judaísmo.

3. Estudemos o Mahzór (o livro de preces para Rosh HaShaná) para conhecer a ordem e o significado das palavras e orações.

4. Asseguremo-nos de ter dado suficiente Tsedaká (caridade para os carentes) e que tenhamos pago os nossos compromissos (todos devem dar 10% das suas ‘entradas’ líquidas para a Tsedaká). Consta no Mahzór que três coisas podem cancelar um mau decreto que possa ter sido decretado nos Céus sobre alguma pessoa: Teshuvá (arrependimento), Tefilá (orações) e Tsedaká (caridade). Por que não maximizarmos as nossas chances de obter um bom decreto para o novo ano?

5. Pensemos sobre (pelo menos) uma pessoa que tenhamos enganado ou sentido uma inimizade contra ela – e corrijamos a situação.

6. Façamos uma lista das nossas metas para com nós mesmos e para com os nossos familiares: o que gostaríamos de fazer para melhorar, além de depois rezar para que melhore.

7. Limitemos nossos prazeres: a quantidade de TV, cinemas, músicas, etc. Façamos algo diferente para despertarmo-nos e levarmos este tempo de preparação a sério.

8. Façamos um acto extra de bondade: “Quem precisa da nossa ajuda?Procuremos alguém a quem possamos fazer uma diferença!

9. Leiamos algum livro sobre desenvolvimento do carácter.

10. Peçamos a algum amigo para dizer-nos o que precisamos fazer para melhorar. Um verdadeiro amigo dirá e o fará de modo agradável.

Acham as Grandes Festas chatas? Muitas pessoas reclamam que não conseguem acompanhar os serviços religiosos e não os entendem. Dizem que os acham ‘chatos, sem significado ou espiritualidade’. Faz sentido! A menos que haja preparação e esforço para entendê-los, será um milagre se tiverem quaisquer tipos de experiência que seja. Mas se desejar transformar as Grandes Festas em uma experiência verdadeiramente estimulante, entender as orações antes de proferi-las, apreciar os significados ocultos atrás dos sons do Shofar, conhecer perspectivas para o seu auto-desenvolvimento, para constatar que o Judaísmo é realmente relevante, leia sobre elas e prepare-se antecipadamente.