16.4.07

Reunião de extrema-direita


O Serviço de Informações de Segurança (SIS) acompanha atentamente as movimentações de grupos de skinhead e neonazis em Portugal e tem “informado a tempo o decisor político com relatórios constantes”, revelou ao CM uma fonte do SIS, a propósito de um encontro de partidos de extrema-direita organizado pelo Partido Nacional Renovador (PNR), marcado para o próximo dia 21, sábado, em Lisboa.

Apesar de os grupos de skinheads e neonazis não serem uma ameaça ao Estado de Direito Democrático, eles representam, conforme se lê no Relatório Anual de Segurança Interna de 2006, a que o CM teve acesso, “um factor de risco efectivo para a segurança interna no tocante ao incitamento e promoção da violência política e racial”.A questão dos grupos racistas e xenófobos voltou a dar polémica devido a um cartaz do PNR contra a imigração colocado na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa. A mesma fonte do SIS disse ao CM que embora o acompanhamento destas matérias consubstanciem uma actividade operacional normal dos serviços, “registou-se a evolução que o cartaz [do PNR] suscitou na lógica do estudo do fenómeno”.Ou seja, foi dado um passo novo na vertente política dos grupos de extrema-direita em termos de organização. “Antes, para difundirem as suas ideias recorriam ao graffiti ou a um cartaz numa parede”, explica a fonte, acrescentando que, neste âmbito, “deu-se uma evolução qualitativa, um passo novo”.Essa evolução pode também ser observada no “forte investimento na internet, através de fóruns, blogues e chatrooms como veículo estratégico de captação e recrutamento de novos simpatizantes adeptos, bem como de debate de ideias e concertação de iniciativas comuns”, como se pode ler no referido relatório.Nesse documento sublinha-se também o “investimento estratégico continuado dos grupos portugueses na participação em eventos internacionais organizados por congéneres europeus com o objectivo de ganharem visibilidade ao nível externo e de consolidarem a sua internacionalização”.A nossa fonte subscreve o que está escrito no relatório relativamente ao facto de, neste momento, os partidos de extrema-direita não constituírem uma ameaça ao Estado de Direito Democrático. Diz, no entanto, que preocupante é a “violência contra os imigrantes”. “Estar atento a esta questão foi sempre uma das prioridades do SIS”, revela, acrescentando que as manifestações de racismo e xenofobia são “um problema grave”, que tem sofrido uma mutação grande, só explicada pelo facto de Portugal ter deixado de ser só um País de emigração, para passar a ser também um de imigração. “Essa inversão foi uma coisa a que não estávamos habituados”, comenta a fonte do SIS.

UM HISTORIAL NADA PACÍFICO
A GNR de Loures descobriu o quartel-general da organização de extrema-direita ‘Frente Nacional’ (FN) em Junho de 2004. Naquela noite foram detidos 21 skinheads numa casa onde a GNR apreendeu vários objectos de propaganda Nazi, nomeadamente retratos de Adolph Hitler, folhetos, revistas e o livro ‘Mein Kampf’ (‘A minha Luta’, escrito por Hitler). Entre o material apreendido destacavam-se cinco armas ilegais. Mário Machado, o responsável pela FN, foi um dos detidos. Dois anos depois era novamente detido na sequência de uma reportagem da RTP, onde exibia armas ilegais. Na altura, o presidente do Partido Nacional Renovador, José Pinto Coelho, mostrou-se solidário com o arguido Mário Machado – que já cumpriu pena pelo envolvimento nos confrontos no Bairro Alto que levaram à morte de Alcino Monteiro.

SAIBA MAIS
ENCONTRO/CONCERTO
O partido de extrema-direita alemão NPD deverá ser o único entre as principais estruturas nacionalistas europeias a participar no encontro/concerto promovido pelo Partido Nacional Renovador (PNR) dia 21 de Abril em Lisboa.

FEIRA POPULAR
As antigas instalações da Feira Popular serão o ponto de encontro dos neonazis, que em seguida irão para um concerto, cujo o local o PNR não quis revelar. São esperados 55 nacionalistas de Madrid, Galiza e Huelva e oito alemães.

CARTAZ POLÉMICO
Um cartaz a apelar à expulsão dos imigrantes relançou a polémica em torno do PNR. Após ser totalmente vandalizado, o outdoor foi substituído, mas antes os Gato Fedorento brincaram com o assunto e colocaram outro cartaz para dar as boas-vindas aos imigrantes.