23.3.07

Porção Semanal da Torá: Vaikrá


Vaikrá (Levíticus) 01:01 -05:26

O Livro de Vaikrá trata, basicamente, do que é comumente chamado de ‘oferendas’ ou ‘sacrifícios’. De acordo com o Rabino Samson Raphael Hirsh, que viveu na Alemanha no século 19 (1808-1888), ‘sacrifício’ implica dar algo que é de valor para si próprio, para o benefício de outro. Já uma ‘oferenda’ pressupõe um presente que satisfaz àquele que o recebe. O Todo-Poderoso não precisa dos nossos presentes, não tem necessidade deles. A palavra em Hebraico é corbán, que é mais bem traduzida como um meio para estreitar nossa relação com o Criador. As oferendas de corbanót (plural de corbán) eram somente para o nosso benefício, para nos aproximarmos de D’us.
Rambam, o conhecido Rabino espanhol Maimônides (1135-1204), que viveu na Espanha e no Egipto, explicou que, vendo a experiência que sofria o animal ofertado como corbán, o transgressor dava conta da seriedade da sua transgressão. Isto ajudava-o no processo de Teshuvá --corrigir os seus caminhos.
Esta porção semanal contém os detalhes de vários tipos de corbanót: o que era totalmente consumido pelo fogo, o de farinha, o de primícias da colheita de grãos, o de paz, outro por algum pecado (particular ou comunal), outro por ser culpado de alguma transgressão, corbán por se apropriar inadvertidamente de algo consagrado a D’us e, também, para ajudar na expiação de algum acto desonesto após tê-lo reparado.
Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara:“Toda oferenda de farinha que você ofertar ao Todo-Poderoso, não a faça Chamêts (fermentada). Não coloque fermento ou mel em nenhuma oferenda ao Todo-Poderoso. Em todas as suas oferendas deve haver sal (Vaikrá 2:11-13)”.
Fermento e mel não eram permitidos nas oferendas trazidas ao altar. O fermento faz a massa crescer, mas é um aditivo externo. O mel faz as coisas doces, mas também é um aditivo externo. O sal, por sua vez, ressalta o sabor do alimento, mas apenas o sabor que já está lá. Falou o Rabino Mordechai Gifter (EUA, 1915-1991), ex-diretor da Yeshivá de Cleveland, Ohio: isto simboliza um princípio básico em assuntos espirituais.
Ao servirmos o Todo-Poderoso, devemos seguir o modelo do sal. Ou seja: utilizar todas as nossas capacidades e talentos para servi-Lo. Não sejamos como o fermento que causa um ‘inchaço’ nos locais onde é colocado (‘inchando’ a massa) e nem como o mel, que apesar de ser doce, é um produto externo à nossa pessoa.
Seja você mesmo, mas faça todos os esforços para ser tudo o que pode ser.