18.3.07

Pessach = Pascoa judaica


BOM DIA! O primeiro Seder de Pessach será na noite de 2 de abril, segunda-feira, cerca de duas semanas a partir de hoje! É hora de pensar em como fazer um Seder mais agradável e efectivo, criando uma experiência familiar entusiasmante. Muitos pais gostariam que os seus filhos se sentissem felizes em ser Judeus. Entretanto, não podemos transferir os nossos sentimentos por osmose. O que sim podemos é criar uma atmosfera e uma oportunidade que gerem sentimentos positivos. Todos com quem conversei, que adoram e se orgulham de ser Judeus, relembraram o seu avô na ponta da mesa de Shabat ou de sua avó acendendo as velas de Shabat... e do Seder. Todos nós somos um elo nesta corrente!

Como tornar o meu Seder mais Agradável, Criativo e Significativo?
Como tudo que fazemos na vida com a intenção de ter sucesso, precisamos estabelecer um plano e ter a disciplina de segui-lo. Quanto mais nos prepararmos e entendermos o que estamos fazendo, maior será o benefício e a alegria durante o Seder, alem da oportunidade de ajudarmos os demais participantes a crescerem com esta experiência.
O primeiro passo é investirmos tempo antes do Seder. Troque a sua Hagadá simples por outra com comentários de nossos Sábios. E, então: leia-a! Veja o que lhe intriga. Procure nos comentários passagens interessantes para compartilhar com os seus familiares e convidados. Leia tudo que puder sobre Pessach, para torná-la mais interessante para você, seus familiares e convidados. Informe-se!
Fixemos um tempo para estudar a Hagadá diariamente. Não deixe isto para depois, pois duas semanas passam muito rápido! Quanto maior o preparo, maiores os dividendos para a sua família.
O segundo passo é tornar esta empreitada um ‘caso de família’. Peça a cada uma das pessoas que participarão do seu Seder, que preparem um pequeno trecho da Hagadá (não esqueça de enviar-lhes uma Hagadá ou uma cópia do trecho solicitado). Isto dará mais motivação aos participantes e os transformará de meros espectadores em activos membros do Seder!
Outro ponto muito importante: Lembre-se que o Seder é para as crianças, para transmitir a nossa história e a nossa abordagem da vida. Temos de fazê-lo de uma forma interessante e intrigante, para que as crianças perguntem e se interessem. Se alguém faz uma pergunta, já está inclinado a ouvir a resposta! A única maneira de transmitir o nosso amor e sentimento pelo judaísmo é compartilhando experiências agradáveis.
Os pais devem apenas três coisas aos seus filhos: exemplo, exemplo e exemplo! Que exemplo gostaríamos de imprimir na alma das nossas crianças? O de pais que amam Pessach e que se envolvem em cada aspecto dos seus preparativos, ou a de pais que se esquivam dizendo: ‘Não sei o que significa, estou sinto-me incomodado e deslocado – vamos acabar depressa com isto e comer de seguida!’?
Conta-se a história de um garoto que ouviu falar sobre um ‘rabino milagroso’, que conseguia ajudar as profundezas da alma e fazer milagres. Decidido a expor o rabino como uma farsa, o garoto pensou num plano: traria um pássaro na sua mão, com a mão atrás das costas, e perguntaria ao rabino ‘O que tenho em minha mão?’ Se o rabino adivinhasse correctamente que era um pássaro, o garoto perguntaria ‘E esta’ vivo ou não?’ Se
o rabino respondesse ‘vivo’, ele mataria o pássaro e o atiraria na frente do rabino. Se dissesse ‘morto’, abriria as mãos e deixaria o pássaro voar.
Trazido perante o rabino, o garoto perguntou: ‘O que tenho em minha mão?’ ‘Um pássaro’, respondeu o rabino. E o garoto continuou: ‘Vivo ou morto?’ O rabino olhou nos olhos do garoto e ficou em silêncio por alguns segundos. Então respondeu: ‘Isto depende de você, meu jovem. A decisão está nas suas mãos!’
Que tipo de Seder desejamos para este ano? A resposta depende de nós. A decisão está nas nossas mãos!