14.12.06

Porção Semanal da Torá: Vaieshev

Bereshit (Gênesis) 37:01 - 40:23

Esta porção semanal inclui quatro histórias:
1) A venda de Yossêf (José) pelo seus irmãos, que no final levou Yossêf a tornar-se o segundo na hierarquia egípcia, salvando toda a população daquela época da fome;
2) A indiscrição de Yehuda com Tamar;
3) A tentativa de sedução de Yossêf pela esposa de Potifár, que acabou por causar a prisão de Yossêf;
4) Yossêf interpreta os sonhos dos seus companheiros de cela, um responsável pelos vinhos e o outro pela padaria do palácio real.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: “E Yossêf foi trazido para o Egipto (Bereshit 39:1)”. Qualquer um vendo a cena de Yossêf , sendo este levado para o Egipto como escravo consideraria o facto como uma enorme tragédia. Ele foi vendido pelos seus irmãos e levado para longe do seu pai e da sua terra natal. Entretanto, na realidade, este foi o primeiro passo para a sua ascensão definitiva como o segundo na cadeia de comando do Faraó, com completo controle da economia egípcia.
Qualquer um vendo a cena de Yaácov, o pai de Yossêf, indo para o Egipto, consideraria o facto como algo muito positivo: Yaácov vai reunir-se com o seu filho favorito que agora é um poderoso mandatário, depois de anos de separação. Ele tinha todas as expectativas de que seria tratado com todas as honrarias da realeza.
Qual foi a realidade? A ida de Yaácov para o Egipto foi o primeiro estágio do exílio e da escravidão dos Filhos de Israel.
Nenhum ser humano tem omnisciência para saber as consequências finais de qualquer situação. Portanto, quando as coisas parecem estar extremamente bem, não nos tornemos complacentes e arrogantes.