27.10.06

Porção Semanal da Torá: Noah

Bereshit (Gênesis) 06:09 - 11:32

A história de um homem correcto e justo numa geração perversa. O Todo-Poderoso ordena a Noah (Noé) para construir uma arca sobre uma montanha, longe do mar. Ele demorou 120 anos para construi-la. As pessoas zombavam de Noah, perguntando: “Por que está a construir um barco em cima da montanha?” Noah explicava que haveria um dilúvio se as pessoas não corrigissem o seu comportamento. Vemos daqui a paciência do Todo-Poderoso ao aguardar que as pessoas rectificassem os seus actos e seguissem no bom caminho, e também a Sua genialidade ao despertar a curiosidade das pessoas para que fizessem a tal pergunta, na esperança de que ouvissem a resposta e começassem a agir.
Aquela geração não fez Teshuvá, arrependendo-se dos seus maus caminhos, e D'us trouxe um Dilúvio que durou 40 dias. A água cobriu o planeta por 150 dias. O Todo-Poderoso criou o arco-íris, sinal do pacto que nunca mais destruiria toda a vida na Terra através da água. Por isso, ao vermos um arco-íris, é um presságio para fazermos Teshuvá -- reconhecer os erros que estamos a cometer na vida, arrependermo-nos, corrigi-los e a pedir desculpas a qualquer um que tenhamos prejudicado ou ofendido, e também a D'us.
Esta Porção Semanal conclui com a história da Torre de Babel e a genealogia de Shem (filho de Noah) até Abrão.


Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: “Uma pessoa que derrama o sangue do próximo deverá ter o seu sangue derramado por outra pessoa, pois à imagem de D’us Ele criou o homem (Bereshit 9:6)”.
Este versículo também é citado como motivo da proibição de não envergonharmos outro ser humano. Qual a conexão entre assassinato e envergonhar alguém?
O Rabino Moshe Alshich (Israel, 1508-1593) explicou que quando uma pessoa é envergonhada, o seu fluxo de sangue modifica-se e a sua face fica vermelha. A Torá conta-nos neste versículo que todas as pessoas foram criadas à imagem de D’us e, portanto, toda a pessoa merece grande respeito. Quando um ser humano é atacado, seja fisicamente ou em relação à sua moral ou auto-respeito, isto contém um aspecto de ataque ao próprio Criador.
Quando uma pessoa é envergonhada, ela sente um enorme sofrimento, às vezes maior até do que sentiria num caso de agressão física. O estrago, entretanto, é muito maior do que a vergonha imediata: esta pessoa sofre uma perda na sua auto-estima. A humilhação pode causar com que fracasse em realizar todo o seu potencial. E as ramificações são temerosas.
A nossa lição: Tomemos todo o cuidado e façamos todos os esforços para evitar embaraçar alguém!