19.8.06

O anti-semitismo a aumentar















Com tudo que está a acontecer em Israel, o aumento do anti-semitismo na Europa, artigos e mais artigos tendenciosos criticando Israel, pensei que seria oportuno pensarmos sobre o anti-semitismo, o papel que desempenha na história Judaica e nas nossas vidas e o que podemos fazer a respeito.

Entre os anos 250 E.C. e 1948 E.C., um período de 1700 anos, os Judeus viveram mais de 80 expulsões de diversos países da Europa – uma média de quase uma expulsão a cada 20 anos. Os Judeus foram expulsos da Inglaterra, França, Áustria, Alemanha, Lituânia, Espanha, Portugal, Boémia, Morávia e outros 71 países.
Os historiadores classificam 6 explicações do porquê de as pessoas odiarem os Judeus:
1) Económica: “Odiamos os Judeus porque eles possuem riqueza e poder demais”.
2) Povo Escolhido: “Odiamos os Judeus porque eles, arrogantemente, alegam ser o Povo Escolhido”.
3) Bode Expiatório: “Os Judeus são um grupo conveniente para escolhermos e culparmos pelos nossos problemas”.
4) Deicídio: “Odiamos os Judeus porque eles mataram J.C.”.
5) Intrusos: “Odiamos os Judeus porque são diferentes de nós (o ódio aos diferentes)”.
6) Teoria Racial: “Odiamos os Judeus porque são uma raça inferior”.
Ao examinarmos as explicações acima, precisamos perguntar: Elas são a causa ou são desculpas para o Anti-Semitismo? A diferença? Se alguém tirar a causa, o Anti-Semitismo deveria deixar de existir. Se alguém conseguir demonstrar uma contradição para a explanação, então estará demonstrado que a causa não é a razão, mas apenas uma desculpa.

Vejamos algumas contradições:
1) Económicas: Os Judeus da Polónia e Rússia entre os séculos 17 e 20 eram horrível e terrivelmente pobres. Não tinham nenhuma influência e ainda assim eram odiados.
2) Povo Escolhido:
a) No final do século 19, os Judeus da Alemanha negavam ser os ‘escolhidos’. E começaram a trabalhar pela assimilação. Todavia, o Holocausto iniciou-se lá.
b) Os cristãos e muçulmanos alegam que são o ‘Povo Escolhido’, porém o mundo e os anti-semitas os toleram.
3) Bode Expiatório: Qualquer grupo precisa já ter sido odiado para ser um bode expiatório efectivo. A Teoria do Bode Expiatório não causa o Anti-Semitismo. Pelo contrário, o Anti-Semitismo é que faz com que os Judeus sejam um alvo conveniente como bode expiatório. A loucura de Hitler e suas falas fora do normal não seriam levadas a sério se tivesse dito: “São os ciclistas e os anões quem estão destruindo nossa sociedade”.
4) Deicídio:
a) a Bíblia cristã diz que os romanos mataram J.C., embora os Judeus sejam citados como cúmplices (As declarações segundo as quais os Judeus mataram J.C. apareceram muitos séculos depois). Como aconteceu de os cúmplices serem perseguidos e não haver nenhuma manifestação anti-romana por toda a Historia?
b) J.C. mesmo disse: “Perdoem-nos (os Judeus), porque não sabem o que fazem”. O Segundo Concílio Vaticano, em 1963, oficialmente exonerou os Judeus como matadores de J.C. Porém, nenhuma declaração cristã diminuiu o Anti-Semitismo.
5) Intrusos: Com o Iluminismo no final do século 18, muitos Judeus correram para se assimilar. O Anti-Semitismo deveria ter parado. Ao invés disto, por exemplo, com os nazistas veio o clamor: “Nós os odiamos não por serem diferentes, mas por estarem a tentar ser como nós! Não podemos permitir que infectem a raça ariana com os seus genes inferiores!”
6) Teoria Racial: o grande problema com esta teoria é que ela é auto-contraditória: Judeus não são uma raça. Qualquer um pode tornar-se Judeu. E membros de todas as raças, credos e cores no mundo fizeram isto numa época ou outra da História.

Todo o outro grupo odiado é odiado por uma razão relativamente definida. Nós Judeus, entretanto, somos odiados em paradoxos:
somos odiados por sermos preguiçosos e uma raça inferior – mas também por dominar a economia e ter o controlo do mundo.
Somos odiados por teimosamente nos mantermos isolados – e, quando nos assimilamos, por ameaçarmos a pureza racial através dos casamentos mistos.
Somos vistos como pacifistas e instigadores de guerra, como capitalistas e comunistas, possuidores da mentalidade de Povo Escolhido, bem como de um complexo de inferioridade. Parece que nunca poderemos vencer.
Agora sabemos que não somos a causa do Anti-Semitismo.
Na semana que vem, falarei sobre as causas do Anti-Semitismo.