2.10.08

Porção Semanal: Vayêlech


Bereshit 47:28 - 49:26

A Parashat Vayêlech (Devarim 31:1-30) inicia-se com Moshê caminhando pelo acampamento do povo judeu no último dia da sua vida, para despedir-se do seu amado povo.
Em seguida, Moshê ensina-lhes a mitsvá de hakhel, a reunião da nação inteira a cada sete anos para ouvir o rei ler certas passagens da Torá, e D'us dirige-se a Moshê e Yehoshua (que receberá o manto da liderança) na Tenda da Assinação, ordenando-lhes a copiar a Torá e continuar ensinando-a ao povo judeu.
A porção conclui com a preocupação de Moshê de que o povo judeu possa desviar-se da Torá após a sua morte, acarretando-lhes punições.

Mensagem da Parashá

Teshuvá
por Rabi Shmuel M. Butman

Um dos temas principais em Yom Kipur é teshuvá, arrependimento.
Como é explicado no místico Zohar, uma das muitas "atribuições" do Rei Mashiach é que ele trará até os justos (tsadikim) ao arrependimento. Na superfície, isso parece contraditório. Se eles são realmente tsadikim, porque precisariam de arrepender-se? E se eles realmente têm algo de que se arrepender, como podem ser chamados de justos?
A filosofia chassídica resolve este problema explicando que quando Mashiach vier, os justos não terão de expiar quaisquer pecados. Ao contrário, ao fazer teshuvá (literalmente, retornar a D’us), ele combinarão simultaneamente a vantagem da pessoa justa que nunca pecou com a vantagem de alguém que retorna em penitência.


Explicando:

Um tsadic vive a sua vida exactamente como D’us deseja que ele o faça, observando a Torá e as mitsvot sem jamais cometer qualquer transgressão. A sua vida inteira é passada no âmbito da santidade e pureza.
Um báal teshuvá (penitente), em contraste, tem a vantagem de poder realmente transformar a escuridão em luz. Exactamente porque ele se afastou tanto, o seu desejo de apegar-se a D’us é ainda maior que o do tsadic. O seu amor por D’us é tão intenso que até os seus pecados deliberados são transformados em méritos.
Quando Mashiach vier, o justo fará teshuvá no sentido de ascender a níveis ainda mais altos de conexão com D’us. Quando toda a humanidade, incluindo os tsadikim, testemunhar a infinita santidade da Era Messiânica, até os níveis espirituais mais elevados que já foram atingidos parecerão ser nada, e serão alçados a alturas nunca vistas, com a energia e vigor dos baalei teshuvá. Isso, evidentemente, será realizado por Mashiach, que abrirá os olhos do mundo inteiro à subjacente realidade Divina da existência.
Que possa ocorrer em breve.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Teshuva

Transgressões em méritos?

Aprendemos que quando uma pessoa faz teshuvá, todas as suas transgressões são perdoadas, melhor ainda, são transformadas em mitsvot. Sendo assim, gostaria de saber, o que acontece quando essa pessoa falece e fica perante o Tribunal Celeste, onde tudo o que ela fez de bom ou de mau é apresentado como num "filme". Essas transgressões, então, não aparecem nesse filme?

RESPOSTA:

Tudo que ocorreu na sua vida aparecerá neste "filme", tanto as suas boas acções bem como as suas falhas. Se o homem já nascesse perfeito qual a razão que D'us teria para enviar a sua alma novamente para a terra?
O objectivo de um judeu ao vir a este mundo é cumprir a sua missão ao longo da sua vida. Pode levar um dia, meses ou anos. Ele não sabe qual é o seu objectivo aqui, mas reconhece, ou deveria, que ao longo da sua vida lhe foi dado um Manual de Instruções, que é a Torá, pelo Criador do Universo. Através dela poderá escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado. É desta batalha diária que se deverá sair vencedor. A recompensa de cumprir uma mitsvá é a própria mitsvá e a certeza de estar a realizar o plano Divino que resulta em paz e bênçãos. Se nos esforçarmos neste sentido e com sinceridade neste caminho não teremos nada para ocultar na tela.
Já pensou ter realizado um best seller?
Imagine podermos usufruir confortavelmente de uma "sessão" especial, sem censura, e sem sentir vergonha. O "Happy End" do nosso roteiro de vida, será o esforço de termos persistido em cumprir a vontade de nosso "Director" colocando em prática os Seus ensinamentos.