21.9.08

Comece a agir

Shavua Tov! Rosh HaShaná está perto! Será na segunda-feira, dia 29 de setembro, ao anoitecer.
Concerteza, que já quis fazer alguma coisa importante e com significado, mas não conseguiu reunir a força de vontade para fazê-lo? Para ajudar-nos neste desafio, o Rabino Zelig Pliskin escreveu no seu livro “Taking Action” (Agindo). O Rabino Pliskin descreve sobre como superarmos o adiar, o medo de agir, etc.. Depois de ler o livro, conclui numa só frase: “Mãos à obra!” Eis alguns títulos dos capítulos: ‘O Tremendo Poder da Força de Vontade com Alegria’, ‘Metas Significativas Criam Vidas Significativas’, ‘Dominando o Hábito de Agir’, ‘Acreditar que Podemos Ser Pessoas Voltadas à Acção’, ‘A Magnífica Fórmula para Transformar Vidas’, ‘Sobrepuje o Medo’, ‘Auto Inspire-se’ e, para concluir, ‘Expressões para Agirmos com Entusiasmo’ (há uma lista com 150 afirmações!).
Uma das principais características dos seres humanos é conhecida em hebraico por zerizut. Trata-se do entusiasmo, vivacidade e diligência inerentes em cada um, a serem utilizados para melhorar e aprimorar as nossas vidas. O livro Orhot Tsadikim (‘Os Caminhos dos Justos’, capítulo 15) ensina-nos, que “A zerizut é a jóia da coroa de todas as nossas características.” Com ela podemos agir para fazer o necessário para refinar todas as outras nossas características. Já o livro Sefer Hahinuch (‘Livro da Educação’, capítulo 16) ensina-nos, que o “Nosso caráter é moldado a partir das atitudes que escolhemos tomar”. A zerizut é uma característica que impulsiona as nossas conquistas e sucessos, tomando o nosso potencial ‘cru’ e transformando-o em sucesso real. Portanto, é importante agirmos com empenho e entusiasmo.
Zerizut é o que precisamos para tornar os nossos sonhos realidade. A zerizut leva-nos do ‘Eu quero’ para o ‘Eu irei’. Por outro lado, zerizut não significa correr ou ‘entrar em exagero’. Não se trata de empurrar, agredir ou agir numa correria sem propósito. Ao cultivarmos a zerizut aprenderemos a criar metas factíveis e com significado, e a realmente atingi-las. Na medida em que ela se tornar parte do nosso dia-a-dia, encontraremos alegria e serenidade nas nossas vidas, bem como sucessos práticos.
Eis um trecho do capítulo 26, intitulado ‘Just Start – Apenas Comece’: “Frequentemente a parte mais difícil ao se agir é realmente começar a agir. O princípio da inércia é que um objecto que está parado ficará assim até que uma força exterior aja sobre ele. Esta é uma lei da física. Um princípio similar aplica-se aos humanos: quando estão a descansar ou parados, necessitam de um ‘aumento de energia’ especial para ‘dar a partida’.”
“Entretanto, os seres humanos são bastante diferentes dos objectos inanimados. Um objecto inanimado não pode decidir mover-se. O ser humano pode pensar e pode escolher agir. Com as nossas mentes podemos escolher intensificar a nossa força de vontade, o que nos levará a agir mais e melhor”.
“O Nosso Criador deu-nos um corpo que está subjugado às leis da física. Entretanto, Ele também nos deu uma alma, que tem o livre arbítrio para escolher e agir da maneira que o Criador quer que ajamos”.
“Mesmo quando estamos em descanso e está agradável permanecer assim, não precisamos de uma força exterior para nos fazer agir. Podemos escolher agir. A capacidade de escolher o que iremos fazer a cada momento é uma dádiva magnífica do Todo-Poderoso. Valorizemos esta dádiva. Tratemo-na com carinho.
Agradeçamos o magnífico Criador pela magnífica dádiva que podemos utilizar sempre que assim desejarmos”.